Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Segunda-Feira, 16 de Novembro de 1980.

O filósofo francês Louis Althusser estrangula sua esposa, num surto psicótico


Louis Althusser (Birmandreis, 19 de outubro de 1918 - Paris, 22 de outubro de 1990) foi um filósofo francês de origem Argelina. Althusser era, portanto, um pied-noir, termo que significa literalmente pé-negro e é usado em francês para descrever a população francesa que vivia na Argélia e se repatriou para a França depois de 1962, ano em que a Argélia se tornou independente, naquilo que foi um longo conflito sangrento. No seu uso corrente em francês, pied-noir é quase um sinônimo de repatriado.

Em 1946 Althusser conheceu Hélène Rytmann, uma revolucionária de origem judaico-lituana oito anos mais velha. Ela foi sua companheira até 16 de novembro de 1980, quando foi estrangulada pelo próprio Althusser, num surto psicótico. As exatas circunstâncias do ocorrido não são conhecidas - uns afirmam ter se tratado de um acidente, outros dizem que foi um ato deliberado.

Althusser afirma não se lembrar claramente do fato, alegando que enquanto massageava o pescoço na mulher descobriu que ele a tinha matado. A justiça considerou-o inimputável no momento dos acontecimentos e, em virtude da lei francesa, foi declarado incapaz e inocentado em 1981.

Cinco anos mais tarde, em seu livro Lavenir dure longtemps ele refletiu sobre o fato, querendo reivindicar uma espécie de responsabilidade por seus atos quando do assassinato (criando uma polêmica entre seus correligionários e detratores a respeito da responsabilidade ser filosófica ou real). Althusser não foi preso, mas foi internado no Hospital Psiquiátrico Sainte-Anne, onde permaneceu até 1983. Após esta data, ele se mudou para o norte de Paris e viveu de forma reclusa, vendo poucas pessoas e não mais trabalhando, a não ser em sua autobiografia. Ele morreu de ataque cardíaco em 22 de outubro de 1990, com 72 anos.

Tags: Assassinato, surto psicótico, filósofo, escritor, Argelino






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 22.11

  • Dia da Cidadania e de Luta contra a Discriminação
  • Dia de Santa Cecília
  • Dia do Anjo Reyel
  • Dia do Bem-aventurado Tomás Reggio
  • Dia do Músico e da Música
  • Dia do Reciclador e da Reciclagem de Lixo