Últimas notícias

Hoje na história

RSS
01 de fevereiro de 1901.

Nasce Clark Gable, ator norte-americano


William Clark Gable (1º de fevereiro de 1901, Cadiz, Ohio - 16 de novembro de 1960, Hollywood, Califórnia) foi um famoso ator de cinema norte-americano. Em 1999, o American Film Institute nomeou Gable o sétimo entre os Maiores Astros Masculinos de Todos os Tempos (Greatest Male All Stars da Time). O tipo de galã viril, romântico e cínico tornou-o numa estrela mundial, e ele foi apelidado de O Rei” de Hollywood.

Clark Gable morreu depois de sofrer um ataque do coração. Deixou um único filho John Clark Gable, que nasceu em 20 de março de 1961, 5 meses depois de sua morte.

Começou a sua carreira como extra em 1924, após várias ocupações, entre as quais a teatral, mas só se salientou quando ingressou na MGM, em 1931.

Na superprodução “...E o Vento Levou” (1939), um melodrama passado na guerra civil americana, Gable interpreta Rhett Butler, um de seus personagens mais famosos. Gable interpretou especialmente a figura do inquieto aventureiro capaz de arrancar suspiros da protagonista feminina, seja Vivien Leigh em “...E o Vento Levou”, seja Marilyn Monroe no último filme de Gable, “Os Desajustados” (1960). Gable, que iniciou sua carreira como figurante em Hollywood, protagonizou diversos filmes, entre os quais se destacam: “Aconteceu Naquela Noite” (1934), pelo qual obteve um Oscar, “O Grande Motim” (1935) e “Mogambo” (1953).

Tags: Ator, cinema, filme, E o vento levou






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 25.08

  • Dia de São José Calazans
  • Dia do Anjo Yesalel
  • Dia do Feirante
  • Dia do Soldado e do Exército Brasileiro