Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Quinta-Feira, 18 de Novembro de 1941.

Morre Walther Hermann Nernst, físico-químico alemão


Walther Hermann Nernst (Briesen, Prússia, 25 de junho de 1864 - Ober-Zibelle, 18 de novembro de 1941). Foi um físico-químico alemão.

Seus trabalhos ajudaram a estabelecer a moderna físico-química. Trabalhou nos campos da eletroquímica, termodinâmica, química do estado sólido e fotoquímica. As suas descobertas incluem a Equação de Nernst.

Estudou nas Universidades de Zurique, Berlim, Graz e Wurzburgo. Após trabalhar algum tempo em Leipzig exerceu o cargo de professor de física na Universidade de Göttingen a partir de 1891, onde em 1895, fundou o Instituto de Química, Física e Eletroquímica. Posteriormente, em 1905 transferiu-se para a Universidade de Berlim como professor e diretor do Instituto de Química Física desta Universidade. Em 1922 foi nomeado presidente do Instituto Fisicotécnico de Berlim-Charlottenburg, cargo que deixou em 1933. A partir daí se dedicou ao estudo da acústica e astrofísica.

Desenvolveu o chamado teorema do calor, segundo o qual a entropia de uma matéria tende a anular-se quando sua temperatura se aproxima do zero absoluto, constituindo a terceira lei da termodinâmica. Por este trabalho, em 1920, foi condecorado com o Prêmio Nobel de Química.

Desenvolveu também uma teoria osmótica para explicar e determinar o potencial dos eletrodos de uma pilha de concentração, e formulou a lei da distribuição de uma matéria entre duas fases. Inventou a chamada “lâmpada de Nernst” cujo filamento (constituído por óxidos de zircônio e ítrio) se torna condutor quando aquecido, podendo alcançar temperaturas 1000°C acima do filamento de outras lâmpadas, mais eficaz que as antigas lâmpadas de arco de carvão, e usado como fonte de raios infravermelhos. Inventou uma micro-balança assim como um piano elétrico, no qual utilizou amplificadores de rádio.

Tags: Cientista, físico, químico, eletroquímica, termodinâmica, Equação de Nernst, teorema do calor






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 24.11

  • Dia de Santa Flora
  • Dia do Anjo Lecabel