Últimas notícias

Hoje na história

RSS
18 de novembro de 1659.

Estréia de Molière no teatro Petit-Bourbon com a peça “Les Précieuses ridicules” ("As Preciosas Ridículas")


Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière (15 de Janeiro de 1622 - 17 de Fevereiro de 1673), foi um escritor de peças de teatro francês, além de ator e encenador. É considerado um dos mestres da comédia satírica. Teve um papel de absoluta importância na dramaturgia francesa, até então muito dependente da temática da mitologia grega.

Molière chegou a Paris em 1658 onde apresenta no Louvre a tragédia Nicomède de Corneille e a sua pequena farsa “Le docteur amoureux” (O Médico Apaixonado), com algum sucesso. Data desta época o término da relação de mecenato que mantinha com o príncipe de Conti, já que a companhia passa a ser a Troupe de Monsieur (o Monsieur era o irmão do rei) e com a ajuda do novo mecenas, junta-se a uma famosa companhia local italiana dedicada à “Commedia Dell’Arte”.

Estabelece-se definitivamente no teatro do Petit-Bourbon, onde, a 18 de Novembro de 1659, faz a estréia da sua peça “Les Précieuses ridicules” (As Preciosas Ridículas) - uma das suas obras primas que não era mais que a primeira incursão do autor na crítica dos maneirismos e modos afetados que então eram comuns na França e considerados distintos. A peça foi inicialmente proibida, mas pouco depois recebeu autorização para ser posta em cena.

Foi, aliás, Molière que formulou a expressão ridendo castigat mores (rindo se castigam - ou criticam - os costumes) - expressão que é, amiúde e erradamente considerada como um provérbio latino genuíno. O estilo e conteúdo deste seu primeiro sucesso relativo tornou-se rapidamente no centro de uma vasta controvérsia literária.

Tags: Comédia, teatro, escritor, dramaturgia, dramaturgo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 27.06

  • Dia de N.S. do Perpétuo
  • Dia do Anjo Ierathel
  • Dia do Artista Lírico
  • Dia Internacional da Pessoa Surdocega
  • Dia Mundial do Diabético
  • Dia Nacional do Progresso
  • Dia Nacional do Vôlei