Últimas notícias

Hoje na história

RSS
19 de novembro de 2000.

No Japão, o presidente do Peru, Alberto Fujimori, anuncia a renúncia ao cargo


Alberto Kenya Fujimori Fujimori (Lima, 28 de julho de 1938) é um engenheiro agrônomo e político nipo-peruano que ocupou a presidência do Peru de 28 de julho de 1990 a 19de novembro de 2000.

A Fujimori se credita ter logrado restaurar a estabilidade macroeconômica do Peru e restaurar a paz e seguridade interna depois do colapso durante os últimos anos da presidência de Alan García, no final da década de 1980. Entretanto, foi criticado fortemente por seu particular estilo de governo, sendo qualificado como autoritário, em especial depois do chamado Autogolpe de 1992.

Durante os últimos meses do ano de 2000, Fujimori foi encurralado por uma serie de escândalos em seu governo. Durante esses fatos, saiu do Peru na qualidade de presidente para assistir à convenção da APEC, em Brunei, de onde depois viajou ao Japão, onde renunciou à presidência e pediu asilo político no dia 19 de novembro de 2000.

Em 2005, Fujimori mudou-se para o Chile na condição de exilado político, onde vivia desde então. Em setembro de 2007, a justiça chilena atendeu pedido de extradição do ex-presidente feito pelo Peru, para ser levado a julgamento por corrupção, enriquecimento ilícito, evasão de divisas e genocídio, pela morte de 25 peruanos durante manifestação contra seu governo.

Fujimori foi a segunda pessoa de ascendência asiática que se tornou chefe de Estado de uma nação das Américas. O primeiro foi Arthur Chung, ex-presidente da Guiana.

Tags: Peru, Fujimori, corrupção, autogolpe






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 17.10

  • Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira
  • Dia de Santo Inácio de Antioquia
  • Dia do Anjo Manakel
  • Dia do Eletricista
  • Dia Nacional da Vacinação