Últimas notícias

Hoje na história

RSS
21 de novembro de 0496.

Morre o Papa Gelásio I

Gelásio I, 49º Papa da Igreja Católica

Papa Gelásio I (em latim: Gelasius I) (Cabilia, província da África, Século V... - Roma, 21 de novembro de 496) foi o 49º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana eleito em 1º de março de 492. Faleceu a 21 de novembro de 496.

Natural da antiga África Proconsular, uma província do Império Romano. Pertencia anteriormente, em sua maior parte, a Cartago, combateu o pelagianismo, o maniqueísmo e o arianismo, também ratificou os livros canônicos e apócrifos aprovados pela Igreja no Decretum Gelasianum.

Foi um dos primeiros papas que, como sintoma do poder autônomo que vinha adquirindo a Igreja de Roma, efetuou a distinção entre o poder temporal dos imperadores e o espiritual dos papas, através da epístola Duo sunt. Os bispos, de acordo com essa teoria, seriam superiores ao poder temporal. Estabelecido ainda que a figura do Papa não poderia ser julgada por ninguém, porém, também dizia que o papel do Pontífice era antes ouvir do que julgar. Instituiu o Código para uniformizar funções e ritos das várias Igrejas. Filho de um humilde ferreiro, amou os pobres e viveu na pobreza, pelo que foi chamado "Pai dos pobres". Foi este pontífice que começou com a canonização de São Valentim, o santo que se costuma comemorar no dia dos namorados.

É venerado a 21 de novembro.

Infabilidade pontifícia

Foi a partir de Gelásio que se criou a norma eclesiástica, válida até a modernidade, da Infabilidade papal, valendo-se do primado romano, de que o papa é o sucessor de Pedro, são estas suas palavras:

"…o que a Sede Apostólica afirma em um sínodo, adquire valor jurídico; o que ela há rechaça não tem força de lei."

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 22.11

  • Dia da Cidadania e de Luta contra a Discriminação
  • Dia de Santa Cecília
  • Dia do Anjo Reyel
  • Dia do Bem-aventurado Tomás Reggio
  • Dia do Músico e da Música
  • Dia do Reciclador e da Reciclagem de Lixo