RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Hoje na história - Começam os Jogos Olímpicos de Melbourne, na Austrália

Últimas notícias

Hoje na história

RSS
22 de Novembro de 1956.

Começam os Jogos Olímpicos de Melbourne, na Austrália


Os Jogos Olímpicos de Verão de 1956 ou XVI Jogos Olímpicos finalmente atravessaram a linha do Equador e instalaram-se no Hemisfério Sul, mais precisamente no Melbourne Cricket Ground, na cidade de Melbourne, Austrália, que ganhou a indicação para cidade-sede por apenas um voto, entre os dias 22 de novembro e 8 de dezembro, com a participação de 72 nações, representadas por 3314 atletas, sendo 376 mulheres.

Pela primeira vez uma das modalidades esportivas dos Jogos não foram realizadas nem na cidade nem no país anfitrião, com o Hipismo sendo transferido para Estocolmo, Suécia, e disputado cinco meses antes de Melbourne, graças a severas leis australianas relativas à quarentena de animais que impediam a entrada de cavalos estrangeiros no país.

Infelizmente, a política internacional, extremamente tensa naqueles dias de Guerra Fria, foi responsável pelos primeiros boicotes e desistências dos Jogos Olímpicos. A invasão da Hungria por tropas soviéticas naquele ano causou a desistência da Espanha, Países Baixos e Suíça. Os egípcios, iraquianos e libaneses boicotaram o evento em protesto pela presença anglo-francesa, então intervindo com tropas na questão do Canal de Suez. Além disso, uma discussão incontornável entre China e Formosa fez com que a primeira se recusasse a comparecer devido à presença da segunda, num conflito que demoraria 28 anos para ser resolvido.

Tags: Olimpíadas, atletismo, jogos olímpicos






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 14.08

  • Dia de São Maximiliano
  • Dia do Anjo Jeliel
  • Dia do Combate à Poluição
  • Dia do Protesto