Últimas notícias

Hoje na história

RSS
09 de Agosto de 1943.

É criada a Força Expedicionária Brasileira (FEB) sob o comando do general João Batista Mascarenhas de Morais

A cobra estampada no uniforme do exército brasileiro junto a um distintivo da FEB.

A Força Expedicionária Brasileira (conhecida também pela sigla FEB), foi uma força militar aeroterrestre criada em 9 de agosto de 1943 através da Portaria Ministerial nº 4744.

A FEB era constituída na sua totalidade por 25.834 homens e mulheres, que durante a Segunda Guerra Mundial foi responsável pela participação do Brasil ao lado dos Aliados na Campanha da Itália, em suas duas últimas fases - o rompimento da Linha Gótica e a Ofensiva Aliada final naquela frente.

Tal força (incluídos todos rodízios e substituições) era formada por uma divisão de infantaria completa (também batizada como 1ª DIE, 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária), uma esquadrilha de reconhecimento, e um esquadrão de caças. Seu lema de campanha "A cobra está fumando", era uma alusão irônica ao que se afirmava à época de sua formação, que seria "Mais fácil uma cobra fumar cachimbo do que o Brasil participar da guerra na Europa".

A ideia de se criar uma força militar para participar do conflito surgiu em fevereiro de 1943, no encontro dos presidentes dos Estados Unidos e do Brasil, Franklin Roosevelt e Getúlio Vargas, na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Na ocasião, Getúlio argumentou que o envio de tropas dependeria exclusivamente do reaparelhamento bélico das Forças Armadas Brasileiras.

Sua chefia foi entregue ao general João Batista Mascarenhas de Morais.

Fonte: Wikipédia


Tags: FEB, Segunda Guerra Mundial, Força Expedicionária Brasileira






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 25.06

  • Dia da Agricultura
  • Dia de São Máximo de Turim
  • Dia de Salomão da Bretanha
  • Dia de São Guilherme
  • Dia do Anjo Nith-haiah
  • Dia do Cotonete
  • Dia do Imigrante
  • Dia do Quilo