Últimas notícias

Hoje na história

RSS
25 de novembro de 1177.

Batalha de Montsigard, entre Saladino e as tropas cristãs de Balduíno IV de Jerusalém

A batalha de Montgisard, 1177, por Charles-Philippe Larivière

A Batalha de Montgisard foi travada entre o Império Aiúbida comandado por Saladino e o Reino de Jerusalém sob o comando do Rei Balduíno IV de Jerusalém no dia 25 de novembro de 1177.

Balduíno IV, com apenas 16 anos de idade, estava gravemente afligido pela lepra, liderou uma numerosa força cristã contra o exército de Saladino. A força árabe foi derrotada e suas baixas foram maciças, e apenas uma fração conseguiu fugir em segurança.

A Batalha

Saladino continuou sua marcha rumo a Jerusalém, pensando que Balduíno IV não ousaria segui-lo com tão poucos homens. Ele atacou Ramla, Lida e Apollonia, mas como Balduíno supostamente não representava perigo, ele permitiu que seu exército se espalhasse em uma grande área, pilhando e se reabastecendo. Entretanto, Balduíno e os Templários ambos furaram seus bloqueios, e marcharam ao longo da costa, esperando encontrar Saladino antes que ele chegasse a Jerusalém.

Balduíno perseguiu Saladino até o anoitecer, e então se retirou para Ascalão. Inundado por dez dias de chuvas fortes e sofrendo a perda de quase noventa por cento de seu exército, inclusive de sua guarda pessoal de mamelucos, Saladino fugiu de volta ao Egito, atacado por beduínos no caminho. Apenas um décimo de seu exército conseguiu voltar ao Egito com ele.

Fonte: Wikipédia


Tags: Cruzadas, Saladino, Jerusalém, Balduíno






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.10

  • Dia de Santa Iria
  • Dia do Anjo Rochel
  • Dia do Arquivista
  • Dia do Poeta
  • Dia Internacional do Chef de Cozinha
  • Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo
  • Dia Mundial e Nacional da Osteoporose