RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Hoje na história - O governador de Goiás, Mauro Borges, é destituído do cargo

Últimas notícias

Hoje na história

RSS
26 de Novembro de 1964.

O governador de Goiás, Mauro Borges, é destituído do cargo


Mauro Borges Teixeira (Rio Verde, 15 de fevereiro de 1920) é um militar e político brasileiro.

Cursou a Escola Militar do Realengo e a Escola de Comando do Estado. Major do Exército. Filho de Pedro Ludovico Teixeira, continuou a tradição política paterna. Deputado federal por Goiás (1958-1960). Governador do estado (1961-1964), foi cassado e teve os direitos políticos suspensos por dez anos, sendo reformado no posto de coronel. Em 1982, foi eleito senador por Goiás, pela legenda do PMDB.

O clima de conspiração e tensão política esteve presente em todo o processo de intervenção federal em Goiás, que atinge inicialmente a equipe administrativa do governador Mauro Borges e, finalmente, o alvo, o próprio governador.

Apesar de Mauro Borges ter apoiado a chamada Revolução de 31 de março, passou a ser acusado de manter um governo com tendências comunistas e subversivas, incondizentes com a orientação da Revolução. No dia 26 de novembro de 1964 o governo federal intervém em Goiás e cassa Mauro Borges.

Tags: Cassação, golpe de 64, ditadura






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.08

  • Dia de São Bernardo
  • Dia do Anjo Cahethel
  • Dia do Maçom