Últimas notícias

Hoje na história

RSS
26 de novembro de 1695.

Morre Gregório de Matos, advogado e poeta barroco brasileiro


Gregório de Matos e Guerra (Salvador, 23 de dezembro d 1636 - Recife, 26 de novembro de 1695), alcunhado de Boca do Inferno, foi um advogado e poeta brasileiro da época colonial. É considerado o maior poeta barroco do Brasil e um dos maiores poetas de Portugal.

Poeta, Gregório de Matos nasce em Salvador, Bahia, então capital do vice-reinado do Brasil, em 1636, filho de proprietários de engenho, e passa a maior parte de sua vida em Portugal. Realiza seus estudos no Colégio dos Jesuítas, em Salvador, e, a partir de 1650, em Lisboa. Em 1652 inicia os estudos em Cânones na Faculdade de Coimbra, Portugal. Forma-se em 1661 e casa-se, em Lisboa, com Michaela de Andrade, de uma família de magistrados. É nomeado então juiz de fora e provedor da Santa Casa de Misericórdia em Alcácer do Sal e, em 1671, ascende ao cargo de juiz do cível em Lisboa. A partir do ano seguinte passa a representar a Bahia junto à Corte.

Em 1678 fica viúvo e três anos depois recebe a tonsura (ordens menores eclesiásticas). Em 1673, volta à Bahia, após 32 anos vivendo em Portugal. Meses após sua chegada, desentende-se com seus superiores hierárquicos, por recusar-se a usar a batina, e abandona a vida religiosa. Passa então a escrever poemas satirizando as autoridades e o modo de vida de seus contemporâneos.

Em 1685 é denunciado à Inquisição, mas o processo é extinto. Para afastá-lo dos problemas criados em Salvador, o governador João de Alencastro, seu amigo e admirador, deporta-o para Luanda, Angola, em 1694. No ano seguinte, ao denunciar os líderes de uma sedição contra o governador local, consegue ser repatriado para Recife, onde morre, em decorrência de uma febre contraída em seu período de exílio.

Tags: Advogado, poeta, barroco






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 14.12

  • Dia da Bíblia Evangélica
  • Dia de São João da Cruz
  • Dia do Engenheiro de Pesca
  • Dia Nacional da Ópera
  • Dia Nacional do Ministério Público Federal