Últimas notícias

Hoje na história

RSS
15 de dezembro de 0384.

É eleito o Papa Sirício, 38º papa

Sirício, 38º Papa da Igreja Católica

O Papa Sirício (em latim Sicirius) (Roma, ca. 334 – 26 de novembro de 399) foi o 38º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana eleito em 15 de dezembro de 384. Foi consagrado em 17 de dezembro de 384. Faleceu em 26 de novembro de 399. Foi sucessor de Dâmaso I e sucedido por Anastácio I.

Sirício foi eleito bispo de Roma por unanimidade, apesar das tentativas de autopromoção do antipapa Ursino. Diz a tradição que Sirício deixou mulher e filhos para torna-se papa. O número de filhos é desconhecido.

Foi um papa ativo, envolvido com a administração da Igreja. Foi o primeiro papa a escrever decretos e apoiou fortemente o celibato para os sacerdotes e diáconos. Combateu o maniqueísmo e outras heresias. Procurou o diálogo em vez do confronto. Conquistou com sua humildade e mansidão, várias conversões.

Quando o Bispo espanhol e ascético Prisciliano, acusado por seus colegas de heresia, foi executado pelo imperador Magno Máximo, sob a acusação de magia, Sirício, juntamente com Ambrósio de Milão e Martinho de Tours, protestou contra o veredito.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 17.09

  • Dia da Compreensão Mundial
  • Dia de São Narciso
  • Dia do Anjo Menadel
  • Dia Nacional do Portador de Deficiência Visual