Últimas notícias

Hoje na história

RSS
27 de novembro de 1807.

A família real portuguesa inicia sua fuga para o Brasil na seqüência da invasão de Portugal por tropas napoleônicas


Em 1807, Dom João decidiu a saída da família real para o Brasil, escapando à invasão napoleônica e ao perigo que representava para a manutenção da autonomia portuguesa. Ele teria querido manter o Brasil em poder de Portugal, mas isto o fez ainda mais dependente em relação à Inglaterra, com a imposição da abertura dos portos brasileiros ao comércio internacional e o tratado Luso-Britânico de 1810, desastroso para a economia portuguesa, embora (ou por isso mesmo) decisiva para o progresso brasileiro.

Embarcaram para o Brasil no dia 27 de novembro de 1807, a rainha D. Maria I, D. João, seus filhos D. Pedro e D. Miguel, sua esposa D. Carlota Joaquina, suas filhas as infantas Maria Teresa de Bragança, Maria Isabel de Bragança, Maria da Assunção de Bragança, Isabel Maria de Bragança, Maria Francisca de Assis e Ana de Jesus Maria de Bragança, as infantas D. Maria Ana Francisca e a viúva D. Maria Francisca Benedita de Bragança, irmãs da Rainha, e o infante Pedro Carlos da Espanha.

Em 22 de Janeiro de 1808, D. João chegou com a corte a Salvador. Ante as disputas entre a Inglaterra e a França, chegou a oferecer o casamento de seu filho D. Pedro de apenas nove anos, com a sobrinha do monarca francês, projeto que fracassou.

Tags: Corte, Brasil, abertura dos portos






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 11.11

  • Dia de São Valentin
  • Dia do Armistício
  • Dia do Soldado Desconhecido
  • Dia Nacional da Polônia