Últimas notícias

Hoje na história

RSS
29 de novembro de 1961.

Criação do Parque Nacional de Brasília


O Parque Nacional de Brasília, mais conhecido pelo apelido de Água Mineral, é um parque com área de 30.000 ha (30 mil hectares), localizado a nordeste do Distrito Federal e administrado pelo IBAMA.

Durante o ciclo do ouro, as extrações feitas na região de Pirenópolis, Goiás, eram transportadas para o litoral da Bahia passando pela região onde hoje se situa o parque. Lá, havia a contagem, que deu nome à chapada existente no local.

A criação do parque, em 29 de novembro de 1961, está diretamente relacionada com a construção de Brasília. Foi feito um acordo entre o Ministério da Agricultura e a NOVACAP que mantinha um viveiro destinado a arborização da nova capital em parte da área do futuro parque.

A principal atração do parque são as piscinas formadas a partir dos poços de água, que surgiram às margens do Córrego Acampamento, pela extração de areia feita antes do surgimento de Brasília. O parque dispõe também de duas trilhas em sua área interna, a do Capivara, com duração de cerca de 20 minutos e a do Cristal Água, com duração de cerca de 1 hora.

Tags: Parque, Parque Nacional, Brasília






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 13.11

  • Dia de São Diego de Alcalá
  • Dia do Anjo Pahaliah
  • Dia do Mau Humor
  • Dia do Moço Espírita
  • Dia Nacional da Família na Escola