RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Hoje na história - No Brasil, um terremoto de magnitude 5.1 na escala Richter atinge o município de João Câmara, no Rio Grande do Norte

Últimas notícias

Hoje na história

RSS
30 de Novembro de 1986.

No Brasil, um terremoto de magnitude 5.1 na escala Richter atinge o município de João Câmara, no Rio Grande do Norte

Localização de João Câmara no Rio Grande do Norte

João Câmara é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte fica a 74 km de distância da capital Natal, fundado em 29 de outubro 1928, localizado na microrregião da Baixa Verde e conhecida como Terra dos Abalos e Baixa Verde. De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2016, sua população é de 34.839 habitantes, E uma densidade demográfica (hab/km²) 45,08. Área territorial de 714, 961 km².

Atividades sísmicas e terremotos

A grande quantidade de tremores de terra que atingiu João Câmara em 1986 foi a mais estudada atividade sísmica já observada no Brasil. O primeiro abalo foi registrado em Brasília, no dia 21 de agosto de 1986, alcançando magnitude 4.3. Nos dias 3 e 5 de setembro, foram dois tremores. Um de 4.3 e outro de 4.4 graus na escala Richter, usada internacionalmente para medir tremores e terremotos. Esses abalos provocaram danos materiais e assustaram ainda mais a população.

No dia 30 de novembro de 1986, no raiar do dia (pontualmente às 5h19min48s), o maior tremor, de 5.1 graus foi registrado, seguido de várias réplicas, inclusive com magnitude 4.0. Tanto na zona urbana quanto na rural, grande parte da população abandonou o município. Os tremores destruíram ou danificaram 4 mil casas, 500 delas foram reconstruídas adotando normas antissísmicas, desenvolvidas pelo Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro. O Presidente da República e vários outros ministros visitaram a área atingida. A imprensa nacional também acompanhou os fatos, inclusive montando acampamentos na cidade.

No dia 20 de setembro de 2015, o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) registrou um tremor de terra na manhã na região da Baixa Verde, ao Norte do estado, com magnitude de 3.6 graus. O epicentro foi no limite dos municípios de João Câmara, Pureza e Poço Branco. O tremor foi sentido nas três cidades e também em outras próximas.

Fonte: Wikipédia


Tags: Sismo, tremor, terremoto






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 15.08

  • Dia da Adesão: Em 1823 o Estado do Pará faz sua adesão à independência do Brasil.
  • Dia da Informática
  • Dia de Assunção de Nossa Senhora
  • Dia de São Tarcísio
  • Dia do Anjo Sitael
  • Dia dos Solteiros