Últimas notícias

Hoje na história

RSS
12 de novembro de 1035.

Morre Canuto, o Grande, Rei da Dinamarca, Noruega e da Inglaterra

Canuto II da Dinamarca, mais conhecido como Canuto, o Grande

Canuto II (c. 995 – 12 de novembro de 1035), mais conhecido como Canuto, o Grande, (em nórdico antigo: Knútr inn ríki), foi o Rei da Dinamarca de 1018 até sua morte e também Rei da Inglaterra a partir de 30 de novembro de 1016 e Rei da Noruega começando em 1028. Era filho do rei Sueno I e ascendeu ao trono dinamarquês após a morte de seu irmão Haroldo II.

Canuto acompanhou o pai na sua expedição vitoriosa à Inglaterra, que acabou na fuga do rei Etelredo II para o continente e na conquista do país. Sueno morreu pouco tempo depois e foi sucedido na Dinamarca por Haroldo II, irmão mais velho de Canuto, o qual ficou com as pretensões do pai à coroa inglesa. Canuto regressou à Dinamarca em 1014, mas em 1016 liderou nova invasão e conseguiu vencer Edmundo II de Inglaterra na batalha de Assadun em outubro. Num tratado de paz assinado pouco tempo depois, as partes acordaram subsequentemente em partilhar o reino de Inglaterra, mas como Edmundo morreu em novembro (possivelmente assassinado) Canuto foi reconhecido como único monarca inglês. Para consolidar a sua posição, Canuto casou com Ema da Normandia, viúva de Etelredo II. De seguida, Canuto reestruturou a organização política de Inglaterra e o sistema de feudos por trás da coroa inglesa. A criação dos importantes condados de Wessex, Mércia, East Anglia e Nortúmbria data do seu reinado.

Por volta de 1018, Canuto sucede ao seu irmão Haroldo II como rei da Dinamarca e em 1028 conquista a Noruega com uma frota de cinquenta navios lançada de Inglaterra. Como regentes da Noruega nomeia a sua amante Elgifu o o seu filho ilegítimo Haroldo, mas a experiência acaba em revolta e na restauração da linha dinástica norueguesa.

O reinado de Canuto foi marcado por um período de paz interna, à custa de um bom tratamento da Igreja e dos Mosteiros e de alguns assassinatos de opositores políticos.

Canuto morreu em 1035 e encontra-se sepultado na Catedral de Winchester. Sua intenção era ser sucedido nos seus reinos por Canuto (Hardacanuto, filho de Ema), mas Haroldo tomou posse da Inglaterra e a Noruega regressou à independência.

Fonte: Wikipédia


Tags: Rei, Canuto, Cnut, Dinamarca, Noruega, Inglaterra






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 14.10

  • Dia de São Calisto I
  • Dia do Anjo Anauel
  • Dia Nacional da Pecuária