Últimas notícias

Hoje na história

RSS
01 de dezembro de 1167.

A Liga Lombarda é formada no norte da Itália


A Liga Lombarda foi uma aliança formada em 1º de dezembro de 1167 entre 26 (depois 30) cidades da Itália setentrional, entre as quais Cremona, Mântua, Piacenza, Bérgamo, Brescia, Milão, Bolonha, Pádua, Treviso, Vicenza, Verona, Lodi, e Parma.

A Liga foi formada para opor-se ao imperador do Sacro Império Romano-Germânico Frederico Barbarossa em sua tentativa de impor a influência imperial em toda a região padana. Frederico reclamou o controle direto sobre a Península Itálica na Dieta de Roncaglia (1158), e a invadiu em 1158 e em 1166. A Liga tinha o apoio do Papa Alexandre III, também ele desejoso de ver diminuir o poder imperial na Itália.

A cidade de Alexandria, fundada no Piemonte pela Liga Lombarda, deve seu nome ao próprio Pontífice e nasceu como fortaleza antimperial aos confins do marquesado de Monferrato, aliado de Barbarossa.

Na Batalha de Legnano, de 29 de maio de 1176, Frederico I foi derrotado pelas tropas comunais, guiadas por Alberto da Giussano. Depois de outras derrotas, o imperador aceitou uma trégua de seis anos de 1177 a 1183, até o Tratado de Costanza, onde as cidades-estado padanas aceitaram de permanecerem fiéis ao Império em troca da plena jurisdição local sobre seu território.

A Liga Lombarda foi renovada em 1198 e em 1208. Em 1226, a Liga reobteve seu antigo prestígio enfrentando Frederico II da Germânia que queria aumentar seu poder na Itália. Estes esforços compreenderam a conquista de Vicenza e a Batalha de Cortenuova sullOglio, que criou a reputação de hábil estrategista de que gozava o imperador.

Ele, em seguida, superestimou sua força, rejeitando todas as ofertas de paz dos Milaneses e insistindo na rendição incondicional. Foi um momento de grave importância histórica que, na sua raiva, Frederico teve ofuscado o juízo e bloqueou qualquer possibilidade de um acordo pacífico. Milão e outras cinco cidades resistiram, e em outubro de 1238, ele teve que suspender o assédio a Brescia.

Outra vez apoiada pelo Papa, a Liga Lombarda voltou a enfrentar as tentativas de Frederico, para depois dissolver-se em 1250, com a morte do imperador.

Tags: Liga, aliança






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 14.11

  • Dia de São Lourenço
  • Dia de São Serapião
  • Dia do Anjo Nelchael
  • Dia dos Bandeirante
  • Dia Mundial do Diabetes
  • Dia Nacional da Alfabetização