Últimas notícias

Hoje na história

RSS
02 de Dezembro de 1945.

Eurico Gaspar Dutra é eleito por voto popular presidente do Brasil. O PSD (Partido Social Democrático) tem maioria na Constituinte


Marechal Eurico Gaspar Dutra (Cuiabá, 18 de maio de 1883 - Rio de Janeiro, 11 de junho de 1974) foi um militar brasileiro e décimo nono Presidente do Brasil.

Em 1922 formou-se na Escola de Estado-Maior. Sua atuação frente ao movimento tenentista de 1924, em São Paulo, fez com que fosse recomendado para General e assim em 1932 foi promovido a General de Divisão. Dois anos antes havia defendido a legalidade frente a Revolução de 1930.

Em 1935 comandou a repressão a Intentona Comunista havida nas cidades do Rio de Janeiro, Natal e Recife na qualidade de comandante da I Região Militar durante o governo provisório de Getúlio Vargas, que em 5 de dezembro de 1936 o nomearia Ministro da Guerra. Nesse posto, cumpriu papel decisivo, junto com Getulio Vargas e com o general Góis Monteiro, no fechamento do regime, que levou à instauração da ditadura do Estado Novo, em 10 novembro de 1937.

Após a Segunda Guerra Mundial Dutra pregou a redemocratização do país renunciando ao ministério em 3 de agosto de 1945 participando a seguir, embora sem grande vulto, da queda de Vargas.

Paradoxalmente o líder deposto anunciou seu apoio à candidatura de Dutra à Presidência da República nas eleições que se seguiriam, dessa feita candidatou-se pelo Partido Social Democrático (PSD) em coligação com o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e venceu as eleições de 2 de dezembro de 1945 com 3.351.507 votos, superando Eduardo Gomes da União Democrática Nacional e Iedo Fiuza do Partido Comunista Brasileiro. Para vice-presidente a escolha recaiu sobre o político catarinense Nereu Ramos eleito pela Assembléia Nacional Constituinte de 1946.

Tags: Presidente, Eleições






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.02

  • Dia de Fra Angelico
  • Dia de Santa Bernardete Soubirous
  • Dia de São Flaviano de Constantinopla
  • Dia de São Teotônio
  • Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo