Últimas notícias

Hoje na história

RSS
03 de dezembro de 1971.

II Guerra Indo-Paquistanesa (1971): a Força Aérea Paquistanesa ataca bases indianas


Desde a independência de ambos os países, em 1947, Índia e Paquistão foram protagonistas de três grandes guerras e um conflito. Todos os conflitos armados entre os dois países tiveram como causa a região disputada da Caxemira, com exceção da guerra de 1971, a qual teve como causa o Paquistão Oriental, que se tornou independente ao término das hostilidades com o nome de Bangladesh.

O Paquistão emergiu como Estado em 1947, dividido em Paquistão Ocidental e Paquistão Oriental, que tinham em comum o islamismo, mas eram separados não só por 1.600 km de território indiano como por diferenças de idioma, raça, cultura e estrutura econômica.

No verão de 1971 a parte Oriental queria sua independência do Paquistão, proclamando a República Democrática de Bangladesh. Com medo que uma onda de refugiados invadisse o país, a Índia resolveu apoiar a criação da nova nação.

No início os indianos apenas ajudaram a armar e treinar uma força militar do governo provisório que combatiam as forças paquistanesas.

Após um ataque da Força Aérea Paquistanesa às bases aéreas indianas, em 3 dezembro de 1971, a Índia reagiu, esperando conter a ofensiva paquistanesa no Oeste e obter uma rápida vitória no Leste.

Em Caxemira o Exército paquistanês atacou simultaneamente Punche e Chamba. Divisões do 15° Corpo indiano resistiram, em duros combates, onde perderam 17 blindados e 440 homens, infringindo ao inimigo a perda de 36 blindados e 1.350 soldados.

As batalhas aéreas não tiveram papel decisivo na guerra, mas a Força Aérea Indiana realizou cerca de 4.000 operações de combate no Oeste e 2.000 no Leste, em missões de interdição, ataques às concentrações de tropas em terra e bombardeios.

A Força Aérea Paquistanesa pouco pode fazer diante da superioridade do adversário.

No conflito naval a Índia afundou um submarino, um destróier, um caça-minas e danificou uma dezena de outras embarcações, perdendo somente uma fragata.

No Leste a ofensiva iniciou-se em 4 de dezembro de 1971, o 33° Corpo indiano avançou para o sul rumo a Rangpur e Dinajpur com quatro brigadas e em três dias superou a 16ª Divisão do Exército Paquistanês, dominando as cidades em 15 de dezembro, mas somente após vigorosa resistência.

Em 15 de dezembro as tropas indianas, entraram na capital Dacca, concluindo-se a rendição das forças do Paquistão na região Oriental.

Tags: Guerra, Paquistão, Índia






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 25.08

  • Dia de São José Calazans
  • Dia do Anjo Yesalel
  • Dia do Feirante
  • Dia do Soldado e do Exército Brasileiro