Últimas notícias

Hoje na história

RSS
06 de dezembro de 1958.

Lançamento da Pioneer 3

O Pioneer 3 sendo inspecionado, antes do envio para o Centro de lançamento de Cabo Canaveral.

O Programa Pioneer foi um programa espacial desenvolvido pelos Estados Unidos para permitir o envio de missões não tripuladas ao espaço, projetadas para a exploração planetária. Havia um grande número missões no programa, mas os mais notáveis foram o Pioneer 10 e o Pioneer 11, que exploraram os planetas externos e posteriormente deixaram o sistema solar. Ambos transportaram uma placa dourada (veja a Placa Pioneer), descrevendo um homem e uma mulher e a informação sobre a origem e os criadores das sondas, na esperança que extraterrestes as encontrem algum dia.


A Placa Pioneer.

O crédito para nomear a primeira sonda foi atribuído a Stephen A. Saliga, que tinha sido designado ao Grupo de Orientação da Força Aérea, Wright-Patterson AFB, como o designer chefe de exibições da Força Aérea. A nave espacial foi-lhe descrita como "um veículo lunar orbitando com um dispositivo de exploração infravermelho". Saliga pensou sobre o título demasiado longo e faltou o tema para um projeto de designer. Sugeriu então o nome Pioneer para a sonda, uma vez que "o exército já tinha lançado e orbitado o satélite do explorador e a informação pública identificava o exército como 'Pioneiros do espaço'" e adotando este o nome a Força Aérea "faria 'um salto do quântico' a respeito de quem realmente eram ' os pioneiros no espaço.

Pioneer 3

A Pioneer 3 foi uma sonda espacial, em formato de cone e estabilizada por rotação, de origem Norte americana.

Foi lançada pela ABMA em conjunto com a recém criada NASA, em 6 de dezembro de 1958, usando como lançador o foguete Juno II.

Devido a um problema no primeiro estágio do veículo lançador, a Pioneer 3 não alcançou a órbita lunar, atingindo 102.360 km de altitude, antes de reentrar na atmosfera, terminando, portanto, a missão, com o status de falha.

Apesar da Pioneer 3, não ter atingido o seu objetivo primário, obteve informações importantes sobre o Cinturão de Van Allen, que era o seu objetivo secundário. As informações obtidas por ela, em conjunto com as obtidas pelas sondas: Explorer 1 e Explorer 3, lavaram à descoberta de um segundo anel de radiação ao redor da Terra.

Fonte: Wikipédia


Tags: Nave , espaço, NASA, Pioneer






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 12.12

  • Dia de Nossa Senhora de Guadalupe (padroeira da América)
  • Dia de Santa Dionísia