Últimas notícias

Hoje na história

RSS
06 de Dezembro de 1868.

Ocorre a batalha de Itororó, na guerra do Paraguai, entre 5 mil paraguaios e 20 mil brasileiros comandados pelo então duque de Caxias


No dia 06 de dezembro de 1868 o Exército Brasileiro participou da batalha de Itororó, uma das batalhas da Guerra da Tríplice Aliança.

Após desembarcar às margens do rio Paraguai, na localidade de Santo Antônio, o Exército Aliado marchou para Sul, defrontando-se com o inimigo na ponte do arroio Itororó.

Na véspera desta batalha, o Comandante em Chefe das Forças Aliadas, Marechal Duque de Caxias, determinou que o General Osório marchasse com o Terceiro Corpo de Exército à esquerda do grosso das Forças do Exército Aliado, a fim de flanquear ou acometer pela retaguarda o inimigo e realizar a segurança do flanco leste. Enquanto o General Osório realizava seu deslocamento, Caxias ordenou o ataque à ponte de Itororó, iniciando a sangrenta batalha.

A posição inimiga proporcionava uma enorme vantagem aos seus quatro mil defensores. Foram rechaçadas três investidas brasileiras, somente no quarto ataque o inimigo foi vencido, retraindo para as posições no corte do rio Avaí.

Durante a batalha, Osório fora chamado às pressas, chegando na região do combate após o mesmo ter se encerrado. Coube ao Marques do Herval, com seu Terceiro Corpo de Exército a perseguição e a manutenção do contato com o inimigo.

Na batalha os brasileiros tiveram 1806 homens fora de combate, o inimigo perdeu 1200 homens, seis bocas de fogo, munição e armamento de toda a espécie.

Iniciava assim uma série de batalhas que ocorreram no mês de Dezembro de 1868, que destruíram a capacidade de combate do inimigo e receberam a denominação de “Dezembrada”.

Tags: Guerra do Paraguai, batalha






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.04

  • Dia do Diplomata
  • Dia do Disco
  • Santa Inês de Montepulciano