Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Quinta-Feira, 07 de Dezembro de 0983.

Morre Otto II, imperador do Sacro Império Romano


Otto II (955 - 7 de Dezembro de 983, Roma), foi o terceiro governante germânico da Dinastia otoniana, da Casa de Saxônia.

Otto foi nomeado rei co-regente de Itália e Germânia, com o seu pai, Otão I do Sacro Império Romano-Germânico em 961 e tornou-se co-imperador em 967. Casou-se com Teofana, filha do Imperador Romano II do Império Romano do Oriente, no dia 14 de Abril de 972. Depois da morte de seu pai, em 973, foi aceite como imperador do Sacro Império Romano sem qualquer oposição.

Otão prosseguiu a política do seu pai no sentido de fortalecer o domínio imperial na Germânia, além de a estender de forma mais profunda na península itálica. Henrique II, duque da Baviera, revoltou-se em 974, conseguindo-se a paz apenas em 978. No ano seguinte, Otão recebeu a submissão da Boêmia e da Polônia. Nesse mesmo ano, Lotário da França invadiu a Lorena, que Otão resignaria mais tarde, em 980.

Com os territórios da Alemanha assegurados, Otão decidiu invadir Itália, mas seria expulso pelos árabes em 982. No verão seguinte, convocou uma Dieta em Verona para confirmar o seu filho, Otão III, como rei da Germânia. Morreu mais tarde nesse ano, durante uma campanha a Veneza. Enquanto permanecia em Itália, uma invasão eslava empurrou os alemães para oeste do rio Elba, ainda que o domínio sobre o território estivesse bem assente, na data da sua morte.


Tags: Alemanha, João XII, Otto I, imperador, Sacro Império Romano-Germânico, Otto






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 15.12

  • Dia da Mulher Profissional de Direito
  • Dia de Santa Cristiana
  • Dia de São Mesmino
  • Dia do Esperanto
  • Dia do Jardineiro
  • Dia do Jornaleiro