Últimas notícias

Hoje na história

RSS
03 de dezembro de 0741.

É eleito o Papa Zacarias

Zacarias, 91º Papa da Igreja Católica

Papa São Zacarias (Santa Severina, 679 – 15 de março de 752) foi o 91º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana que o venera como santo. Eleito em 3 de dezembro de 741, como sucessor do Papa Gregório III, faleceu em 15 de março de 752.

Era natural de Santa Severina uma comuna da Calábria (Itália). Zacarias nasceu de uma família grega e o seu pai, segundo o Liber Pontificalis, chamava-se Polichronius. Muito provavelmente Zacarias foi diácono da Igreja Romana e, como tal, assinou os decretos do Concílio Romano de 732.

Foi eleito em 3 de dezembro de 741, num período caracterizado pela hostilidade do Império Bizantino e dos lombardos contra o ducado romano, pôs em risco a sua vida ao lutar contra os lombardos, cujo rei devolveu à Igreja as terras que havia tomado.

Favoreceu a evangelização da Germânia por São Bonifácio e colaborou na primeira reforma da Igreja franca, com o apoio de Pepino o Breve, cuja coroação como rei dos francos aprovou - Esta foi a primeira investidura de um soberano por parte de um pontífice.

Soube que mercadores de Veneza traficavam escravos cristãos para os mouros, pelo que os comprou de volta, dando-lhes a liberdade. Faleceu em 15 de março de 752.

Culto

É venerado como um santo pela Igreja Católica Apostólica Romana e sua memória litúrgica cai em 15 de março.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo, santo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 07.12

  • Dia de Santo Ambrósio
  • Dia do Pastor Evangélico
  • Dia Internacional da Aviação Civil