Últimas notícias

Hoje na história

RSS
12 de dezembro de 2002.

Inaugurado o “Memorial do Xambá” em Olinda – Pernambuco


Memorial do Xambá: O Resgate de uma Herança - foi inaugurado em 12 de dezembro de 2002 no Terreiro Portão do Gelo, em Olinda. Este é o primeiro museu de Pernambuco dedicado à história e às tradições de uma casa de culto afro-brasileiro, de acordo com o trabalho de pesquisa realizado pelos professores Hildo Leal Rosa, Antonio Albino e João Monteiro.

O Memorial “Severina Paraíso da Silva” - Mãe Biu, mostra fotos, mapas, objetos e roupas que pertenceram à Iyalorixá que empresta o nome ao terreiro e contam a história do Terreiro Portão do Gelo. Ele é o único barracão da Nação Xambá existente no Brasil.

Resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido desde 1993,com a participação de filhos de santo, o museu não tem exposições fixas. A homenagem a Mãe Biu teve espaço garantido na data da abertura. Nela, os visitantes tiveram acesso a vestidos, pratos e até dois manequins representando os orixás de devoção da religiosa. Outros temas já estão sendo analisados para ocupar o museu.

O maior acervo do museu, segundo o pesquisador Antônio Albino, é de fotografias. Nos dez anos de pesquisa, liderada pelo babalorixá Adeildo Paraíso da Silva (Ivo do Xambá), foram catalogadas quase mil unidades. As mais antigas datam dos anos 30 e 40 do século XX.

Além de abrigar exposições, a proposta do museu é conscientizar os jovens sobre a importância de preservar a Nação Xambá e fazer com que os idosos também se fortaleçam nesse sentido.

E foi graças à resistência que a Nação Xambá conseguiu manter as suas características primitivas, tendo sido Mãe Biu a principal responsável. Enquanto a maioria das casas de culto africano fundiram-se com as da Nação Nagô, ela impediu que o Terreiro do Portão do Gelo sofresse influências de outras nações e perdesse suas características.

A Iyalorixá, que comandou o terreiro de 1950 a 1993, seguia assim os ensinamentos de Maria das Dores da Silva (Maria Oyá). A casa de Maria Oyá foi fechada, em 1938, depois de perseguições policiais.

Tags: Memorial






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 17.09

  • Dia da Compreensão Mundial
  • Dia de São Narciso
  • Dia do Anjo Menadel
  • Dia Nacional do Portador de Deficiência Visual