Últimas notícias

Hoje na história

RSS
13 de Dezembro de 2003.

Depois de vários meses sem paradeiro conhecido Saddam Hussein é localizado escondido das tropas aliadas num abrigo subterrâneo


Saddam Hussein Abd al-Majid al-Tikriti, (Tikrit, 28 de Abril de 1937 - Bagdad, 30 de Dezembro de 2006) foi um político e estadista iraquiano, e uma das principais lideranças ditatoriais no mundo árabe. Foi presidente do Iraque no período 1979–2003, acumulando o cargo de primeiro-ministro nos períodos 1979–1991 e 1994–2003.

Em 13 de dezembro de 2003, Saddam Hussein foi localizado, militando na resistência à ocupação, e preso num porão de uma fazenda da cidade de Adwar, próxima a Tikrit, sua cidade natal, numa operação conjunta entre tropas norte-americanas e rebeldes curdos. As tropas encontraram o ex-presidente escondido num pequeno buraco subterrâneo camuflado com terra e tijolos. Embora estivesse armado com uma pistola e duas metralhadoras AK-47, rendeu-se pacificamente após uma suposta patética negociação onde pretendia subornar seus captores com a soma de US$ 750.000 que guardava numa maleta. Sou o presidente do Iraque e quero negociar, teria proposto, em inglês.

Segundo a coligação militar, foi um membro de uma família próxima a Saddam quem o delatou. Um jornal jordaniano publicou uma versão alternativa da prisão. Saddam teria sido drogado por um parente, que lhe servia de guarda-costas, e vendido aos americanos, em troca da recompensa milionária que era oferecida. A filha Raghad, exilada na Jordânia, diz que com certeza seu pai foi drogado, de outra forma teria lutado como um leão. Paul Bremer e Tony Blair confirmaram esta notícia.

Tags: Saddam, Iraque






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 23.02

  • Dia da Sedução
  • Dia de São Policarpo
  • Dia do Boticário
  • Dia do Rotariano (Rotary Club)
  • Dia do Surdo-mudo