Últimas notícias

Hoje na história

RSS
13 de dezembro de 1545.

Tem início o 'Concílio de Trento'

Pintura ilustra sessão do Concílio de Trento

O Concílio de Trento, realizado de 1545 a 1563, foi o 19º concílio ecumênico da Igreja Católica. Foi convocado pelo Papa Paulo III para assegurar a unidade da e a disciplina eclesiástica, no contexto da Reforma da Igreja Católica e da reação à divisão então vivida na Europa devido à Reforma Protestante, razão pela qual é denominado também de Concílio da Contrarreforma. O Concílio foi realizado na cidade de Trento, no antigo Principado Episcopal de Trento, região do Tirol italiano.

O Concílio de Trento, atrasado e interrompido várias vezes por divergências políticas ou religiosas, foi um conselho de uma grande reforma, uma personificação dos ideais da Contrarreforma. Mais de 300 anos se passaram até ao Conselho Ecumênico seguinte. Ao anunciar o Concílio Vaticano II, o Papa João XXIII afirmou que os preceitos do Concílio de Trento continuam nos dias modernos, uma posição que foi reafirmada pelo Papa Paulo VI.

O Papa Paulo III convocou o Concílio de Trento que teve vinte e cinco sessões entre 13 de dezembro de 1545 e 4 de dezembro de 1563.


Reunião do Conselho de Trento na Igreja de Santa Maria Maggiore, em Trento.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo, concílio






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 14.10

  • Dia de São Calisto I
  • Dia do Anjo Anauel
  • Dia Nacional da Pecuária