Últimas notícias

Hoje na história

RSS
15 de Janeiro de 1929.

Nasce o pastor e ativista político Martin Luther King Jr.

Martin Luther King Jr.

Martin Luther King Jr. (Atlanta, 15 de janeiro de 1929 — Memphis, 4 de abril de 1968) foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo.

Como ministro Batista, King tornou-se um ativista dos direitos civis no início de sua carreira. Ele liderou em 1955 o boicote aos ônibus de Montgomery e ajudou a fundar a Conferência da Liderança Cristã do Sul (SCLC), em 10 de janeiro de 1957, servindo como seu primeiro presidente. Seus esforços levaram à Marcha sobre Washington em 28 de agosto de 1963, onde ele fez seu discurso "I Have a Dream".


Martin Luther King discursa: ‘Eu tenho um sonho!’ (I Have a Dream!)

Em 14 de outubro de 1964 King recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelo combate à desigualdade racial através da não violência. Nos próximos anos que antecederam a sua morte, ele expandiu seu foco para incluir a pobreza e a Guerra do Vietnã, com um discurso de 1967 intitulado "Além do Vietnã".

<iframe width="500" height="281" src="https://www.youtube.com/embed/fz_7luovxPc" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Assassinato

O Assassinato de Martin Luther King Jr. ocorreu em 4 de abril de 1968, em Memphis, Tennessee, às 06:01 CST. King foi alvejado na sacada de seu aposento no Lorraine Motel.


Lorraine Motel, onde Martin Luther King foi assassinado.

Meses após o ocorrido, James Earl Ray, um fugitivo da Penitenciária Estadual do Missouri, foi capturado no Aeroporto de Londres Heathrow e extraditado para os Estados Unidos, onde foi acusado pelo assassinato de Martin Luther King. Em 1969, Ray assumiu o crime e recebeu uma sentença de 99 anos de regime fechado no Tennessee. Após inúmeras tentativas de negar o crime novamente, Ray morreu na prisão em 1998, aos 70 anos de idade.

A família King e um amplo setor da sociedade estadunidense apoiam a teoria de que Martin Luther King, Jr teria sido vítima de uma conspiração do próprio Governo; e que James Earl Ray teria sido um "bode expiatório". Esta teoria remete ainda a uma conexão a outro fato contemporâneo: o assassinato de John F. Kennedy, que ocorreu cinco anos antes.

King recebeu postumamente a Medalha Presidencial da Liberdade em 1977 e Medalha de Ouro do Congresso em 2004; Dia de Martin Luther King, Jr. foi estabelecido como um feriado federal dos Estados Unidos em 1986. Centenas de ruas nos EUA também foram renomeadas em sua homenagem.

Fonte: Wikipédia


Tags: Martin Luther King, Prêmio Nobel, Nobel, Pacifismo, segregação, direitos civis






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.04

  • Dia do Diplomata
  • Dia do Disco
  • Santa Inês de Montepulciano