Últimas notícias

Hoje na história

RSS
22 de abril de 0296.

O Papa Caio é decapitado

Caio, 28º Papa da Igreja Católica

O Papa Caio (em latim, Caius) (? – Roma, 22 de abril de 296) foi o 28º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana eleito em 17 de dezembro de 283 e permanecendo até a data de sua morte a 22 de abril de 296, quando foi decapitado.

A tradição cristã diz que ele nasceu em Dalmácia, cidade de Salona (atual Solin), filho de Caio e membro de uma nobre família. Segundo a tradição, morreu decapitado, sendo assim, mártir da Igreja e venerado como santo.


Decapitação de Caio, por Lorenzo Monaco.

Papado

Como papa, ele decretou que, antes que alguém pudesse assumir a posição de bispo, deveria ser ostiário, leitor, exorcista, acólito, sub-diácono, diácono e padre. Ele também dividiu os bairros de Roma entre os diáconos. Durante seu pontificado, as medidas anticristãs aumentaram, apesar de novas igrejas serem construídas e cemitérios ampliados. Foi o primeiro Papa a conseguir reunir emissários imperiais e fiéis em meio a uma acalorada discussão sobre a legitimidade de se cobrar tributos sobre os cristãos que conseguiu angariar algum tipo de simpatia do poder de Roma. Conteve vários agitadores que queriam se vingar da morte de outros pontífices na figura de atos de vandalismo.

Tumba

A tumba de Caio, com o original epitáfio, foi descoberta na Catacumba de Calisto, juntamente com o anel que ele usava para selar cartas. Atualmente, seus restos mortais encontram-se na capela da família Barberini.

Veneração como Santo

O dia de São Caio é 22 de abril, como o de São Sotero.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo, mártir, santo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 09.12

  • Dia de Santa Joana Francisca de Chantal
  • Dia de Santa Leocádia
  • Dia do Alcoólico Recuperado
  • Dia do Cronista
  • Dia do Profissional da Culinária
  • Dia Internacional contra a Corrupção
  • Dia Nacional do Fonoaudiólogo