Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Terça-Feira, 22 de Junho de 1910.

Nasce Konrad Zuse, engenheiro alemão e um pioneiro dos computadores

Konrad Zuse

Konrad Zuse (Berlim, 22 de junho de 1910 — Hünfeld, 18 de dezembro de 1995) foi um engenheiro alemão e um pioneiro dos computadores.

O seu maior feito foi a criação da primeira máquina de computação totalmente automática e programável do mundo, o Z3, juntamente com Helmut Schreyer em 1941. Foi utilizado pelo Instituto de pesquisa aeronáutica alemão a fim de realizar análises estatísticas em projetos de asas de novas aeronaves.

Sua construção se deu durante a Segunda Guerra Mundial e tinha como objetivo a codificação de mensagens, por uma equipe de 15 pessoas em um anexo da fábrica de aviões Henschel. Tinha uma memória que armazenava 64 números de 22 bits. Seus cálculos eram realizados em aritmética binária de ponto flutuante e já calculava raízes quadradas e realizava uma multiplicação em cerca de 5 segundos. Foi a primeira máquina de calcular com controle automático de operações. O Z3 foi destruído, junto com a casa de Zuse, em Berlim, por um bombardeio.


Réplica do Z3 em exposição no Deutsches Museum em Munique.

Konrad Zuse inventou o primeiro computador eletromecânico, constituído de relés - efetuava cálculos e exibia os resultados em fita perfurada.

No Museu da Tecnologia de Bonn existem alguns de seus inventos, como o Z2, um dos primeiros computadores do mundo construído em 1939. Em outro museu na mesma cidade (Museum für Deutsche Geschichte - Museu da História Alemã) também se encontram outros equipamentos desenvolvidos por Konrad Zuse.

Zuse recebeu em 1964 o Anel Werner von Siemens, pelo Z3. Sua máquina computadora S2 é considerada o primeiro computador controlado por processamento, que foi usado para ajudar a desenvolver os mísseis Henschel Hs 293 e Henschel Hs 294, precursores dos modernos mísseis de cruzeiro.

Fonte: Wikipédia


Tags: Konrad Zuse, Computador, computação






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.11

  • Dia da Dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo
  • Dia de Santa Maudez
  • Dia de Santo Edmundo
  • Dia do Anjo Nith-haiah
  • Dia do Conselheiro Tutelar
  • Dia do Tabelião e Registrador