Últimas notícias

Hoje na história

RSS
18 de dezembro de 1787.

Nova Jérsei se torna o terceiro estado norte-americano

Capitólio Estadual de Nova Jersey em Trenton.

Nova Jérsei, também chamada em português Nova Jersey (em inglês: New Jersey), é um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizado na região centro-atlântica do país. É o quarto menor estado em área do país, superando apenas Connecticut, Delaware e Rhode Island. Apesar de sua pequena extensão territorial, Nova Jérsei, com seus 8.414.350 habitantes, é o nono estado mais habitado dos Estados Unidos. Com a sua grande população e diminuta área, Nova Jérsei é o estado mais densamente habitado do país. Destaca-se por ser o único estado norte-americano onde a maioria da população, de todos os seus condados, mora maioritariamente em áreas urbanas.

A economia de Nova Jérsei depende primariamente de seu setor de manufatura e da prestação de serviços de transporte. Nova Jérsei é um dos estados mais industrializados do país. Os produtos industrializados fabricados no estado, bem como outros produtos produzidos em estados vizinhos, são exportados através do porto de Nova Jérsei, ao longo dos rios Hudson e Delaware. Este porto é o segundo centro portuário mais movimentado do país, atrás apenas do porto de New Orleans, no estado da Louisiana. Nova Jérsei é também um dos líderes nacionais da produção de produtos químicos.

O turismo é também uma das principais fontes de renda da Nova Jersey. As principais atrações turísticas do estado são suas numerosas praias - localizadas em regiões relativamente pouco povoadas, em contraste com as numerosas grandes cidades industriais de Nova Jérsei. Inúmeras pequenas cidades dependem do turismo. Além disso, seus numerosos jardins e parques renderam ao estado o cognome de Garden State (estado jardim).


Pintura de Emanuel Leutze da famosa travessia do Rio Delaware pelo comandante das forças rebeldes americanas, George Washington, na Batalha de Trenton.

Um dos ditos populares de Nova Jérsei é que ela foi o "cockpit" da guerra da independência dos Estados Unidos da América. Mais de cem batalhas e confrontos entre milícias norte-americanas e tropas britânicas foram realizadas em Nova Jérsei. A mais famosa delas ocorreu em 26 de dezembro de 1776, quando George Washington realizou sua famosa travessia do rio Delaware, durante a Batalha de Trenton.


Batalha de Trenton, por H. Charles McBarron Jr., 1975.

Após a independência dos Estados Unidos em 1783, Nova Jérsei tornou-se o terceiro estado norte-americano, ao ratificar a constituição estadunidense, em 18 de dezembro de 1787.

Fonte: Wikipédia


Tags: Estado, Nova Jérsei, EUA, Estados Unidos






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.10

  • Dia de Santa Iria
  • Dia do Anjo Rochel
  • Dia do Arquivista
  • Dia do Poeta
  • Dia Internacional do Chef de Cozinha
  • Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo
  • Dia Mundial e Nacional da Osteoporose