Últimas notícias

Hoje na história

RSS
20 de dezembro de 1989.

Os Estados Unidos invadem o Panamá e estabelecem um novo governo no país, mas não conseguem capturar o líder Manuel Antonio Noriega


Manuel Antonio Noriega é um ex-líder militar panamenho e governante de fato do país entre 1983 e 1989. Ele também era um agente da CIA, como ficou comprovado mais tarde.

No dia 20 de dezembro de 1989 o presidente norte-americano George Herbert Walker Bush ordena a invasão do Panamá (Operação Justa Causa) cujo objetivo era capturar Noriega. Esse ataque durou duas semanas e calcula-se em 3.000 baixas, na sua maioria civis das áreas mais pobres do país, e 19 militares norte-americanos.

Noriega esteve escondido na casa da sua amante Vicky Amado, até que se mudou para a Nunciatura Apostólica do Panamá em 24 de Dezembro, protegido pelo Núncio Sebástian Laboa, que aparentemente o convenceu a se entregar juntamente com o chefe da sua escolta, o capitão Eliécer Gaitán.

A 3 de Janeiro de 1990 entregou-se ao exército americano, no dia seguinte subiu em um avião com destino a Miami com o intuito de ser julgado. Foi condenado a 30 anos de prisão como prisioneiro de guerra pelo tráfico de cocaína e marijuana para os Estados Unidos.

Tags: Panamá, CIA






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 09.08

  • Dia de São Fábio
  • Dia do Anjo Yabamiah
  • Dia dos Pais
  • Dia Internacional dos povos indígenas (ONU)
  • Dia Municipal de Combate à Fome e à Miséria