Últimas notícias

Hoje na história

RSS
20 de dezembro de 0217.

Morre o Papa São Zeferino

Zeferino, 15º Papa da Igreja Católica

Papa São Zeferino (em latim: Zephyrinus Roma, ? – 20 de dezembro de 217) foi o primeiro Papa do Século III e 15º da Igreja Católica Apostólica Romana, sucedendo ao Papa São Vítor I. Foi eleito no ano de 198, sendo martirizado e morto em 20 de dezembro de 217.

Natural de Roma, foi eleito em 199. O seu pontificado se caracterizou por duras lutas teológicas que levaram, por exemplo à excomunhão de Tertuliano. Assim como, durante seu pontificado a heresia patripassiana da negação da Santíssima Trindade, incutida por Praxeas, reergueu-se furiosamente e, por isso, foi duramente combatida pelo Papa. Seu crítico, São Hipólito, o descreveu como um homem simples, sem educação e dominado pelo seu assessor e sucessor o Papa Calisto I.

Zeferino foi o primeiro Pontífice que desejou criar uma catacumba na Via Ápia, cujos cuidados foram por ele confiados ao então diácono Calisto (e, por isso, chamada de catacumba de Calisto).

Zeferino estabeleceu que os fiéis católicos, depois dos 14 anos, comungassem, pelo menos na ocasião da Festa da Páscoa. Determinou o uso da patena e dos cálices sagrados, até então confeccionados em madeira, que deveriam ser feitos ao menos de vidro.

Foi martirizado em 20 de dezembro de 217, sendo venerado como santo no dia 26 de agosto.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo, mártir, santo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 09.12

  • Dia de Santa Joana Francisca de Chantal
  • Dia de Santa Leocádia
  • Dia do Alcoólico Recuperado
  • Dia do Cronista
  • Dia do Profissional da Culinária
  • Dia Internacional contra a Corrupção
  • Dia Nacional do Fonoaudiólogo