Últimas notícias

Hoje na história

RSS
13 de Fevereiro de 1130.

Morre o Papa Honório II, 163º papa

Honório II, 163º Papa da Igreja Católica

O Papa Honório II, nascido Lamberto Scannabecchi, (Fiagnano, Itália, 9 de fevereiro de 1060 – Roma, 13 de fevereiro de 1130 ) foi o 163º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana eleito em 15 de dezembro de 1124 através de um «suborno» aceito pela família Pierloni. Foi consagrado em 21 dezembro de 1124, e faleceu em 13 de janeiro de 1130.

Foi mais um Papa reformista. Promoveu a renovação moral e espiritual da Igreja e demonstrou bondade para com as ordens religiosas mais novas que combinavam a vida contemplativa com a ativa. Persuadiu ainda o rei da França, Luís VI, a resolver diferenças hierárquicas e assegurou a admissão de núncios apostólicos para a Inglaterra.

Foi no seu mandato e com seu consentimento, que em 13 de janeiro de 1129, no concílio de Troyes, na cidade francesa de Troyes, tendo como principal objeto o reconhecimento oficial da Ordem dos Templários.

Morreu em 13 de fevereiro de 1130, no mosteiro de São Gregório no Monte Célio. Depois da eleição de Inocêncio II, seu corpo foi levado para a Basílica de Latrão.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 22.04

  • Descobrimento do Brasil
  • Dia da Comunidade luso-brasileira
  • Dia da Força Aérea Brasileira
  • Dia de Santos Mártires de Lião
  • Dia de São Sotero
  • Dia do Planeta Terra