Últimas notícias

Hoje na história

RSS
24 de Dezembro de 1868.

Guerra do Paraguai: os três novos comandantes da Tríplice Aliança (Caxias, o argentino Gelly y Obes e o uruguaio Enrique Castro) enviam uma intimação a Solano López para que se renda


A Guerra do Paraguai foi o maior e mais sangrento conflito armado internacional ocorrido no continente americano. Estendeu-se de dezembro de 1864 a março de 1870. É também chamada de “Guerra da Tríplice Aliança” (Guerra de la Triple Alianza) na Argentina e Uruguai e de “Grande Guerra”, no Paraguai.

O conflito iniciou-se quando, temeroso de que a instabilidade política no Uruguai fosse prejudicar a estabilidade no recém-pacificado Rio Grande do Sul, o governo de Dom Pedro II, após um ultimato, resolveu interferir na política interna uruguaia. A reação militar paraguaia que se seguiu gerou então o desencadeamento da guerra.

No dia 24 de Dezembro de 1868 os três novos comandantes da Tríplice Aliança (Caxias, o argentino Gelly y Obes e o uruguaio Enrique Castro) enviaram uma intimação a Solano López para que se rendesse.

Tags: Guerra do Paraguai, guerra, intimação






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 23.04

  • Dia de São Jorge / Ogum
  • Dia Mundial do Escoteiro
  • Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor
  • Dia Nacional do Choro