Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Domingo, 26 de Dezembro de 1943.

Segunda Guerra Mundial: O navio de guerra alemão Scharnhorst é afundado


O Scharnhorst foi um cruzador de batalha alemão da classe Scharnhorst, que combateu na Segunda Guerra Mundial. O navio foi construído em Wilhelmshaven, Alemanha e batizado em homenagem ao general prussiano Gerhard von Scharnhorst, que combateu Napoleão I.

Em operação conjunta com o Gneisenau em 1939, ambos afundaram o cruzador auxiliar Rawalpindi, o porta-aviões britânico Glorious, os destróieres de escolta HMS Ardent e HMS Acasta, além de mais de 116 mil toneladas de navios mercantes aliados. O Scharnhorst se refugiou em Brest, onde se tornou alvo preferencial da RAF.

Em fevereiro de 1943, ele estava em reparos em Kiel. Pouco depois se lançou ao mar, e conseguiu chegar à Noruega. Em 25 de dezembro de 1943, ele tentava atacar comboios vindos da URSS, mas se deparou com os cruzadores britânicos HMS Belfast, HMS Sheftield e HMS Norfolk, que lhe causaram graves danos. Logo depois, o encouraçado HMS Duke of York e o HMS Jamaica deram o golpe final, atacando-o com tiros e doze torpedos, colocando-o a pique.

O seu casco foi encontrado na década de 1990, constatando-se que a sua proa está separada do resto do navio. O convés está virado para baixo, e os destroços da batalha de 26 de dezembro de 1943 no Mar de Barentz estão em toda a área do naufrágio.



Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.04

  • Dia Nacional do Livro Infantil
  • Dia da Assembléia Nacional dos Índios
  • Dia Internacional do Radioamador
  • Dia do Livro Espírita
  • Dia de Allan Kardec
  • Dia de Santo Apolônio

Agenda do dia - 18.04

  • 18:00 às 24:00 Bacalhoada no BOX 21 - Carlos von Koseritz, 304 - reservas (51) 3325-5121