Últimas notícias

Hoje na história

RSS
26 de dezembro de 1939.

Carmen Miranda começa as gravações musicais nos Estados Unidos. A famosa marchinha de carnaval Mamãe eu quero é a primeira música gravada

Carmem Miranda

Em 26 de dezembro de 1939, Carmen Miranda inicia seu caminho de sucesso em palcos internacionais. Uns afirmam que ela viajou para criar uma imagem positiva do Brasil no exterior, com patrocínio de Getúlio Vargas. Outros já afirmavam que a única razão de ter sido escolhida provinha de seu talento. A famosa marchinha de carnaval Mamãe Eu Quero é a primeira música gravada.

Mamãe Eu Quero

Mamãe Eu Quero é uma famosa Marchinha de Carnaval de 1937, composta por Vicente Paiva e Jararaca. A gravação original foi feita pelo próprio compositor Jararaca em 1937, pela gravadora Odeon, sendo até hoje uma das canções brasileiras mais famosas de todos os tempos. De acordo com Ecad, escritório responsável pela a arrecadação e distribuição dos direitos autorais, é a terceira gravação mais executadas na voz de Carmen Miranda, nos segmentos de rádio, música ao vivo, casas de festas, casas de diversão e sonorização ambiental.

Origem

A canção foi gravada por Sílvio Caldas, Pixinguinha e outros, porém ganhou o âmbito internacional, sob o título de “I Want My Mama”, através de Carmen Miranda, que a lançou no filme “Serenata Tropical”, de 1940, estando ainda hoje inteiramente a ela voltada. Ainda no exterior foi gravada por Bing Crosby e pelas The Andrews Sisters, e apresentada em filmes dos Irmãos Marx, Mickey Rooney e Jerry Lewis. Em 1943, no episódio Baby Pusss do desenho animado Tom e Jerry , o gato Topsy se caracteriza de Carmen Miranda, enquanto canta e dança a música "Mamãe Eu Quero". Em 1951, a canção apareceu em um episódio de I Love Lucy, sendo interpretada pela própria Lucille Ball.

No cinema “Mamãe Eu Quero” apareceu pela primeira vez em Down Argentine Way (Serenata Tropical), filme norte-americano de 1940 produzido por Darryl F. Zanuck com direção de Irving Cummings. Foi interpretada por Carmen Miranda e o Bando da Lua.

Após seu lançamento, o filme recebeu críticas positivas pelo público norte-americano, além de três nomeações a 13º edição do Oscar, prêmio máximo do cinema mundial. Apesar do investimento pesado da 20th Century Fox, a produção foi alvo de severas críticas no Brasil, além de ter sua circulação proibida na Argentina.

Fonte: Wikipédia


Tags: Música, cinema, musical, musicais, Carmen Miranda, Mamãe eu Quero






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.11

  • Dia da Consciência Negra
  • Dia de Santo Edmundo
  • Dia de Santo Otávio
  • Dia do Anjo Ierathel
  • Dia do Auditor
  • Dia do Aviador e da FAB
  • Dia do Biomédico
  • Dia do Técnico em Contabilidade - Porto Alegre
  • Dia Mundial da Criança (Onu)