Últimas notícias

Hoje na história

RSS
31 de Maio de 1910.

Províncias se unem e formam a União Sul-Africana, hoje África do Sul


As províncias do Cabo, Transvaal, Natal e o Estado Livre de Orange se unem para formar a União Sul-Africana, hoje África do Sul.
O Ato da África do Sul unifica e garante o autogoverno às colônias britânicas na região, logo após a derrota das repúblicas boers pelos britânicos. A nova constituição concentra o poder nas mãos de todo o parlamento branco, e nega a participação de representantes negros.
Louis Botha foi eleito primeiro ministro e governou até 1919, quando foi substituído pelo seu adjunto, Jan Smuts. Foi este político o primeiro a usar a palavra apartheid, em 1917, embora os princípios legais do sistema já tivessem começado, com o Regulamento do Trabalho Nativo (The Native Labour Regulation Act, em inglês) de 1911, segundo a qual era considerado um crime - apenas para os africanos, ou seja, os não-brancos - a quebra dum contrato de trabalho.
Esta União durou até 31 de Maio de 1961, quando foi declarada a República da África do Sul. Em 5 de Outubro de 1960, logo após uma forte crítica internacional ao apartheid, os sul-africanos brancos votaram num referendo a separação completa da África do Sul com a coroa britânica e com a Commonwealth.

Tags: África do Sul, apartheid






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.04

  • Dia do Diplomata
  • Dia do Disco
  • Santa Inês de Montepulciano