Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Quarta-Feira, 12 de Dezembro de 2007.

Morre Ike Turner, músico e ex-marido de Tina Turner


O músico Ike Turner, de 76 anos, ex-marido da cantora Tina Turner , morreu enquanto dormia. O casamento de Ike e Tina Turner foi retratado no filme Tina. O músico estava em sua casa em San Marcos, no subúrbio de San Diego, na Califórnia.

Ike conseguiu reabilitar parte de sua reputação nos últimos anos, excursionando pelo mundo com sua banda Kings of Rhythm. Em 2007, ele venceu um Grammy na categoria blues tradicional com o disco Risin with the blues. Mas sua imagem continuava indissociável da do viciado em drogas que batia em Tina Turner e que foi retratado por Laurence Fishburne no cinema.

Em uma entrevista concedida em 2001 à agência de notícias Associated Press, Ike negou as acusações de que tivesse abusado de sua ex-mulher e se disse frustrado por ter sido demonizado pela mídia enquanto seu papel nos primórdios do rock permanecia ignorado.

Ike Turner nasceu como Izear Luster Turner em 5 de novembro de 1931, na cidade americana de Clarksdale, Mississippi. Depois de uma infância difícil, ele começou a tocar piano e formou sua primeira banda, a Kings of the Rhythm ainda na década de 1940. Em Memphis, Turner e seus Kings of the Rhythm (reis do ritmo) tocaram com nomes como Buddy Guy, HowlinWolf e Sonny Boy Williamson II.

Em meados dos anos 1950, já como guitarrista da banda, Ike conheceu Anna Mae Bullock (Tina Turner) e promoveu uma nova virada em sua carreira e vida pessoal. Os dois tiveram um filho e se casaram em 1958. Com Tina como a estrela principal, a banda foi rebatizada de Ike & Tina Turner Revue e tornou-se um dos principais nomes do soul e do rhytm and blues dos anos 1960 e 1970.

Após anos de brigas memoráveis, Ike e Tina se divorciaram em meados da década de 1970. Dependente de drogas, o músico mergulhou em uma espiral de decadência e prisões consecutivas que durariam pelo menos mais 20 anos, até sua recuperação e volta aos palcos já no início dos anos 2000.

Tags: músico, música






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 22.11

  • Dia da Cidadania e de Luta contra a Discriminação
  • Dia de Santa Cecília
  • Dia do Anjo Reyel
  • Dia do Bem-aventurado Tomás Reggio
  • Dia do Músico e da Música
  • Dia do Reciclador e da Reciclagem de Lixo