Últimas notícias

Hoje na história

RSS
22 de dezembro de 1968.

Anos de Chumbo: após protestarem publicamente contra a ditadura, os cantores Caetano Veloso e Gilberto Gil são presos no Rio de Janeiro

Caetano Veloso e Gilberto Gil

Anos de Chumbo é a designação do período mais repressivo da ditadura militar no Brasil, tendo início com a edição do AI-5 em 13 de dezembro de 1968, até o final do governo Médici, em março de 1974.

Eleito pela Junta Militar que governava o país, devido à morte do antecessor Costa e Silva, Médici teve a vantagem de assumir o país no auge do chamado "milagre econômico brasileiro", um breve período onde os produtos comercializados pelo Brasil valorizaram-se, fazendo com que o Produto Interno Bruto do país crescesse a até dois dígitos, um feito só conseguido pela China atualmente. Assim, boa parte de seu mandato caracterizou-se pela estabilidade econômica, o que ajudou o governo no seu esforço de alienação do conjunto da população alheia à repressão e tortura conduzida nos "porões" da ditadura.

Alguns reservam a expressão "anos de chumbo" especificamente para o governo Médici. O período se destaca pelo feroz combate entre a extrema-esquerda versus extrema-direita, de um lado, e de outro, o aparelho repressivo policial-militar do Estado, eventualmente apoiado por organizações paramilitares e grandes empresas, tendo como pano de fundo, o contexto da Guerra Fria.

A prisão de Gilberto Gil e Caetano Veloso

Após protestarem publicamente contra a ditadura, os cantores Caetano Veloso e Gilberto Gil foram presos no Rio de Janeiro no dia 22 de dezembro de 1968. Segundo os censores e os órgãos de informações oficiais, o motivo da prisão foi "tentativa da quebra do direito e da ordem institucional", com mensagens "objetivas e subjetivas à população" para subverter o Estado Democrático Brasileiro estabelecido pela revolução. Em função da notoriedade dos artistas, foram aconselhados a se exilarem do país. No jornal Estado de São Paulo, embaixo do título da notícia, aparece uma receita de torta de abacaxi recheada com pepino.

Por conta da popularidade dos dois artistas, ambos foram aconselhados a deixar o país. De fato, eles decidiram pelo exílio em Londres. No período em que ficaram no Reino Unido, eles conquistaram o público europeu e também viveram uma intensa fase criativa, compondo em inglês. Caetano e Gil retornam ao Brasil somente em 1972.

Fonte: Wikipédia


Tags: Ditadura, anos de chumbo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 25.08

  • Dia de São José Calazans
  • Dia do Anjo Yesalel
  • Dia do Feirante
  • Dia do Soldado e do Exército Brasileiro