Últimas notícias

Hoje na história

RSS
22 de dezembro de 1815.

Morre José María Morelos, líder independentista mexicano

Pintura de José María Morelos em 1812.

José María Teclo Morelos y Pavón (30 de setembro de 1765 - 22 de dezembro de 1815) foi um dos primeiros líderes da luta pela independência do México da Espanha, até ao seu julgamento e execução pelo Santo Ofício.

Nascido em Morelia estado de Michoacán (então conhecida como Valladolid e mais tarde rebatizada em seu nome), no atual estado de Michoacán, na então Nova Espanha. Em 1797 era presbítero na diocese de Carácuaro. Aos 33 anos de idade foi ordenado sacerdote católico.

O papel de Morelos na Guerra da Independência Mexicana

Em 1810 juntou-se ao movimento de rebelião contra a Espanha iniciado por Hidalgo, seu antigo mestre. Depois da captura e execução de Hidalgo assumiu a liderança da revolução.

Combateu habilmente o exército espanhol, juntamente com Mariano Matamoros, capturando as cidades de Oaxaca (1812) e Acapulco, o principal porto de mar do México na costa do Pacífico, no ano seguinte.

Promulgou o primeiro decreto de independência em 1813, convocou o primeiro Congresso de Chilpancingo e promulgou a 22 de outubro de 1814 a primeira Constituição do México (conhecida como Constituição de Apatzingán), de tendência republicana e centralista.

Iniciou uma série de reformas sociais, que lhe valeram o apoio maciço dos camponeses, que tentavam acabar com as estruturas agrárias do anterior regime. Ao mesmo tempo, promoveu a intolerância para com as religiões não católicas.

Depois de várias derrotas frente aos realistas (Valladolid em 1813 e Puruarán em 1814) acabaria por ser capturado pelas forças espanholas e fuzilado como traidor, na localidade de San Cristóbal Ecatepec, a 22 de dezembro de 1815. Vicente Guerrero continuaria a luta após a sua morte.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/fc/Fusilamiento_Morelos.jpg/640px-Fusilamiento_Morelos.jpg
Fuzilamento de José María Morelos.

José María Morelos é um herói nacional do México. Para além de Morelia, também o estado de Morelos tem o seu nome.

A sua efígie foi usada no peso mexicano de 1947 até aos anos 70.


Cédula de cinquenta pesos mexicanos com a efígie de Morelos.

Fonte: Wikipédia


Tags: México, independência






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 13.12

  • Dia de Santa Luzia
  • Dia do Deficiente Visual
  • Dia do Lapidador
  • Dia do Marinheiro
  • Dia do Pedreiro
  • Dia Nacional do Ótico e do Oftalmologista