Últimas notícias

Hoje na história

RSS
29 de dezembro de 1998.

Líderes do Khmer Vermelho pedem perdão pelo genocídio que cometeram em Camboja na década de 70, matando mais de 1 milhão de pessoas


O Khmer Vermelho (Khmer Rouge em francês) foi o partido comunista do Camboja que apoiava o governo de Hanói durante o conflito com os EUA. Em 1973, os Acordos de Paris estabeleceram o fim da participação militar dos EUA na Indochina, oficializando o término da Guerra do Vietnã. No ano seguinte, o Khmer Vermelho assumiu o poder no Camboja através da conquista de Phnom Penh, capital do país.

O líder deste grupo, Pol Pot tentou concretizar a sua proposta de um país novo feito com um homem novo, para o que instalou um regime de terror. No governo do Khmer Vermelho, liderado principalmente por Pol Pot, as cidades foram evacuadas, e os cambojanos, levados ao campo para o trabalho no cultivo de arroz. O partido é acusado de desrespeitar os direitos humanos nesse período, promovendo o massacre de opositores, intelectuais e pessoas suspeitas de se relacionar com o governo anterior. Foram exterminados mais de um milhão de cambojanos.

Em 1978, ainda que apoiado pelo governo comunista da China, foi deposto pela intervenção de tropas vietnamitas, acirrando ainda mais as tensões na região.

Tags: Comunismo, massacre, Vietnã






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.09

  • Dia de Santa Sofia
  • Dia do Anjo Aniel
  • Dia dos Símbolos Nacionais