Últimas notícias

Hoje na história

RSS
29 de dezembro de 1170.

Thomas A. Becket, arcebispo de Canterbury, é assassinado por quatro cavaleiros, sob as ordens do rei Henrique II da Inglaterra

Rosto de Becket num vitral da Catedral de Cantuária

São Thomas Becket, Tomás Becket, Tomás de Cantuária ou Tomás de Londres (ca. 1118 — 29 de dezembro de 1170), foi arcebispo de Cantuária entre 1162 e 1170. É venerado como santo e mártir pela Igreja Católica e pela Igreja Anglicana.

Envolvido num conflito com o rei Henrique II da Inglaterra pelos direitos e privilégios da Igreja, foi assassinado por seguidores do rei na Catedral de Cantuária.

Também é referido como Thomas à Becket, apesar de este nome poder ter-lhe sido atribuído posteriormente, possivelmente com a intenção de o ligar à memória de Tomás de Kempis (Thomas à Kempis).


Catedral de Cantuária.

Assassinato

Assim que aportou em Sandwich, Kent, Becket mostrou que continuaria inflexível como sempre, excomungando os bispos envolvidos na coroação. Quando informado disto, o rei, furioso, terá dito qualquer coisa como "Não haverá ninguém capaz de me livrar deste padre turbulento?".

A maioria dos historiadores parece concordar que o rei não pretendia realmente o assassinato de Becket, apesar das suas duras palavras. Seja como for, quatro dos cavaleiros presentes (Reginald Fitzurse, Hugh de Moreville, William de Traci e Richard le Breton) terão interpretado isto como uma ordem. Responderam que sabiam como fazer isso e partiram para a Cantuária.


Iluminura do século XIII do assassinato de Thomas Becket.

Em 29 de dezembro de 1170, entraram na catedral e assassinaram Becket, segundo alguns nos degraus do altar, quando os monges cantavam as vésperas. Existem vários relatos contemporâneos do ato, em particular um de Edward Grim, um visitante da catedral que teria também sido ferido no ataque.

Fonte: Wikipédia


Tags: Assassinato, Cantuária, arcebispo, Thomas Becket






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.07

  • Dia da Amizade
  • Dia de Santa Paula
  • Dia do Amigo
  • Dia do Anjo Daniel