Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Quinta-Feira, 29 de Dezembro de 1990.

Morre o músico e radialista Paulinho Tapajós


Paulo Tapajós Gomes (Rio de Janeiro, 20 de outubro de 1913 - 29 de dezembro de 1990) foi um cantor, compositor, produtor e radialista brasileiro.

Estudou desenho na “Escola Nacional de Belas Artes”, e música com o maestro Lorenzo Fernandes. O trio Irmãos Tapajós foi formado em 1927, com seus irmãos Haroldo e Osvaldo.

Em 1928 estreou na rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Com a saída do irmão Osvaldo do trio, forma uma dupla com o irmão Haroldo, gravando Loura e Morena (Haroldo Tapajós/Vinícius de Moraes; Decadência de Pierrô (Lamartine Babo/Alcir Pires Vermelho); Eu Chorei e Noite Azul. Compôs com Vinicius de Moraes o fox-canção Canção da Noite.

Foi cantor, diretor e produtor de diversos programas da rádio Nacional (atual CBN), do Rio de Janeiro, em 1942. Saiu da rádio Nacional em 1946 e foi contratado pela rádio Tupi como diretor artístico. Produtor da rádio Nacional, durante a sua fase áurea.

Em 1951 compôs o samba Morreu o Anacleto, junto com o compositor Dunga. O programa de rádio Música em surdina era apresentado no final da noite, em estúdio, na Rádio Nacional, do Rio de Janeiro. Em 1956 gravou o longplay (Lp), chamado Luar do Sertão. Dublou diversos desenhos para os estúdios Disney.

Pai dos cantores e compositores Paulinho Tapajós, Maurício e da cantora Dorinha Tapajós (os dois últimos já falecidos).

Tags: Música, MPB






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 22.11

  • Dia da Cidadania e de Luta contra a Discriminação
  • Dia de Santa Cecília
  • Dia do Anjo Reyel
  • Dia do Bem-aventurado Tomás Reggio
  • Dia do Músico e da Música
  • Dia do Reciclador e da Reciclagem de Lixo