Últimas notícias

Hoje na história

RSS
19 de janeiro de 2038.

Bug no sistema de compilação de datas nos computadores

Problema do ano 2038

O problema do ano 2038 é uma falha na representação de datas em computadores, que pode causar erros em alguns programas de computador no ano de 2038.

O problema afeta os programas que utilizam a representação de tempo POSIX, em que a data é calculada através do número de segundos (ignorando os segundos bissextos) desde 1º de janeiro de 1970. Esta representação é padrão nos sistemas operacionais do tipo Unix e afeta a maioria dos sistemas, pois grande parte deste software foi desenvolvido na linguagem C.

Na maioria dos sistemas de 32 bits, o tipo de dados time_t, utilizado para armazenar esta contagem de segundos, é um inteiro de 32 bits do tipo signed (considera o sinal). O último registro de tempo que pode ser representado por este formato, seguindo o padrão POSIX, é 03:14:07 na terça-feira 19 de janeiro de 2038 (UTC).

Após este momento a data será representada por um número decimal negativo que, dependendo da implementação, corresponderá ao ano 1970 ou 1901. Este valor para a data corrente certamente resultará em erros de cálculo e de funcionamento na maior parte dos programas em execução pelo sistema.


Tags: Computação, informática, programação, computador, POSIX, calendário






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.08

  • Dia de São Bernardo
  • Dia do Anjo Cahethel
  • Dia do Maçom