Últimas notícias

Hoje na história

RSS
02 de janeiro de 1942.

Segunda Guerra Mundial: tropas japonesas capturam Manila, a capital das Filipinas


Por volta de 1940, o Japão já tinha ocupado vários territórios no Pacífico, e tentava agora aumentar a sua influência no Sudoeste Asiático e no Pacífico.

Em Junho de 1941, o Japão, invade a Indochina. O governo dos Estados Unidos da América, indignado, impõe sanções econômicas ao Japão. Como represália, a 7 de Dezembro de 1941, a aviação japonesa atacou Pearl Harbor, a maior base norte-americana do Pacífico.

Em apenas duas horas, os pilotos japoneses conseguiram inutilizar todos os navios ancorados no porto, cinco navios de guerra e outros 15 foram afundados ou destruídos. No dia seguinte os EUA declaram guerra ao Japão, dando início à guerra do Pacífico.

Apenas duas horas após o ataque que deu início oficial à guerra do Pacífico, o ataque a Pearl Harbor, os japoneses iniciaram a invasão de vários territórios da Ásia e do Pacífico. No dia 2 de janeiro de 1942 os japoneses capturam Manila, capital das Filipinas.

Em Abril de 1942, o Japão, tinha já conquistado esses vastos territórios; controlando Hong Kong, a Malásia, Singapura, a qual a Grã-Bretanha abandonou a 15 de Fevereiro de 1942, a Indonésia, as Filipinas, a Birmânia e outras ilhas no Pacífico.

O sucesso dos japoneses devia-se à utilização de um pequeno número de tropas, mas altamente treinadas e protegidas por uma força aérea forte. Todos os seus conflitos durante a Campanha do Sul foram combatidos por algumas divisões apenas, praticamente sem tanques ou armas mais sofisticadas.

Tags: Segunda Guerra Mundial, captura, Manila, Filipinas






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 24.10

  • Dia das Nações Unidas – ONU
  • Dia do Arcanjo Rafael
  • Dia Internacional das Missões