Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Quinta-Feira, 07 de Janeiro de 1982.

Fundação do Museu Afro-Brasileiro, em Salvador, Brasil


O Museu Afro-Brasileiro de Salvador foi criado a 7 de Janeiro de 1982, através de um acordo entre os ministérios das Relações Exteriores e da Educação e Cultura do Brasil, o governo da Bahia, a prefeitura da cidade de Salvador e a Universidade Federal da Bahia.

Trata-se de uma instituição que se propõe defender, estudar e divulgar tudo o que se relacione com temas afro-brasileiros. Para esse fim, dispõe de uma coleção de peças de origem ou inspiração africana, ligadas quer ao trabalho e à tecnologia, quer à arte e às religiões. Neste campo, há também lugar a objetos de origem brasileira, relacionados com a religião afro-brasileira da Bahia, incluindo um conjunto de talhas em cedro de autoria de Carybé, 27 painéis representando os orixás do candomblé da Bahia.

O museu, que foi primeiro organizado por Pierre Verger, está instalado no edifício da primeira escola de medicina do Brasil, no Terreiro de Jesus, Centro Histórico de Salvador que hoje é propriedade da Universidade Federal da Bahia.

Tags: Museu, afro-brasileiro, fundação






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.01

  • Dia de São Sebastião / Oxóssi
  • Dia do Farmacêutico
  • Dia do Fusca