Últimas notícias

Hoje na história

RSS
09 de janeiro de 1970.

O filme 'O dragão da maldade contra o santo guerreiro', de Gláuber Rocha, é escolhido para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro. O cineasta declarou que não tinha interesse em participar da seleção

Cena de 'O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro' de Glauber Rocha, 1969

O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, é um filme brasileiro de 1969, do gênero aventura e western, dirigido por Glauber Rocha.

O filme é conhecido internacionalmente como Antonio das Mortes, nome do protagonista, e que apareceu em outro filme do diretor, Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964). Teve seu lançamento no Rio de Janeiro em 6 de setembro de 1969.

Apesar da história simples, o diretor Gláuber Rocha a conta de uma forma alegórica, misturando cordel e ópera, priorizando a música e os ritos folclóricos próprios da população nordestina. Glauber envolve a narrativa dentro do olhar metalinguístico comum ao cinema novo. A câmera arrastada e a música vibrante Nordestina dão quase uma impressão de continuação a Deus e o Diabo. Por muitos é considerado a obra prima do Mestre Glauber, que mistura o ritual antropofágico Nordestino, sua "seita" e seu folclore ao encontro apoteótico com uma forma diferente de se fazer cinema, seguindo os parâmetros do cinema novo -já passado a fase experimental da primeira leva de filmes.

Em novembro de 2015 o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Sinopse

Antônio das Mortes é contratado para matar um novo líder cangaceiro que surge no interior do Brasil. Ele realiza sua missão, mas ao fazê-lo reflete sobre todas as suas ações passadas e, numa crise de consciência, entra em confronto com jagunços e um velho coronel que domina a região.

Principais prêmios e indicações

Em de 9 de janeiro 1970, o filme foi escolhido pelo Ministério da Cultura para representar o Brasil no 42º Oscar, mas não foi indicado para Melhor Filme em Língua Estrangeira.

Por esse trabalho, recebeu o Prêmio de Melhor Diretor do Festival de Cannes.

Fonte: Wikipédia


Tags: Filme, Glauber, Oscar, cinema, Glauber Rocha, cangaceiro, western, Antônio das Mortes






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 15.11

  • Dia de Nossa Senhora do Rocio
  • Dia do Anjo Ieiaiel
  • Dia do Esporte Amador
  • Dia do Joalheiro
  • Dia do Santo Alberto Magno
  • Dia Nacional da Umbanda
  • Proclamação da República