Últimas notícias

Hoje na história

RSS
10 de janeiro de 1276.

Morre o Papa Gregório X

Beato Gregório X, 184º papa

Beato Gregório X, nascido Teobaldo Visconti, OCist (Placência, 1210 — Arezzo, 10 de Janeiro de 1276) foi Papa entre 1º de setembro de 1271 e 10 de janeiro de 1276. O conclave que o elegeu foi o mais longo da história da Igreja, durando quase três anos.

Biografia

Teobald Visconti foi monge da Ordem Cisterniense. Italiano de nascimento, gastou a maioria de sua carreira eclesiástica nos Países Baixos. Era um homem severo e de grande dignidade. Foi amigo de São Tomás de Aquino e conselheiro dos reis da Inglaterra e da França.

Sucedeu ao Papa Clemente IV após três anos de Sé Vacante, devido às divisões entre os cardeais, sendo o maior período de vacância registrado em toda a história da Igreja. Os cardeais franceses e italianos igualmente rachados quiseram um papa de seu país devido à situação política com Carlos de Anjou. O "beco sem saída" foi quebrado finalmente quando os cidadãos de Viterbo, onde os cardeais estavam reunidos, removeram o telhado do edifício onde os cardeais estavam reunidos e trancaram-lhes dentro, somente permitindo-lhes comer pão e água. Três dias mais tarde, o papa Gregório X foi eleito. (Desde então, os cardeais escolheram sempre o papa sob o fechamento e a chave).

Gregório X foi considerado uma escolha forte porque embora fosse italiano, tinha passado parte da sua vida no norte dos Alpes e assim não estava envolvido em controvérsias políticas italianas recentes. Sua eleição veio como uma surpresa completa a ele, pois quando eleito estava envolvido na Nona Cruzada a São João de Acre com Eduardo I da Inglaterra na Palestina. Não querendo deixar sua missão, sua primeira ação como o papa era emitir externamente apelações para o DAE (dispositivo automático de entrada) aos cruzados.

Ajudou os irmãos Nicollo e Mateo Polo, tio e pai de Marco Polo, quando eles voltavam da China, governada por Kublai Khan, à sua pátria, a cidade de Veneza.

Promulgou a Bula De Regno Portugaliae em 1276, que excomungava o Reino de Portugal, e o rei português D. Afonso III, o Bolonhês, devido a desentendimentos entre o reino e a Igreja.

À chegada a Roma o seu primeiro acto foi reunir um concílio que teve lugar em Lyon em 1274 que debateu o Cisma da Páscoa, a condição da Terra Santa, e os abusos na Igreja Católica. Foi no regresso de uma das sessões do concílio que faleceu, em Arezzo.

A Gregório X se deve a bula Ubi periculum promulgada em 16 de julho de 1274, subsequentemente incorporada no Código de Direito Canônico, que continua a regular os conclaves para a eleição papal.

O Papa Gregório X foi beatificado em 8 de julho de 1713.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, Vaticano, Igreja, cristianismo, beato, bula, Ubi periculum






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 17.10

  • Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira
  • Dia de Santo Inácio de Antioquia
  • Dia do Anjo Manakel
  • Dia do Eletricista
  • Dia Nacional da Vacinação