Últimas notícias

Hoje na história

RSS
09 de setembro de 2003.

Morre Edward Teller, físico norte-americano de origem húngara, um dos criadores do programa "Guerra nas Estrelas" e "pai da Bomba H" e ganhador do Prêmio “IgNobel” da Paz


Edward Teller (15 de Janeiro de 1908 - 9 de Setembro de 2003), foi um físico nuclear norte-americano de origem húngara, popularmente conhecido como o pai da Bomba H.

Na década de 80 do Século XX, Teller tornou-se o grande impulsionador do Programa de Defesa Estratégica, mais conhecido por Guerra das Estrelas, defendido pelo Presidente Ronald Reagan. Este programa previa o desenvolvimento do uso de raios laser abastecidos por bombas de fissão com o objetivo de destruir mísseis nucleares soviéticos. Foi também sua idéia o projeto de criação de um porto artificial no Alasca, usando explosivos termonucleares.

O personagem do Dr. Strangelove, no filme satírico que Stanley Kubrick realizou em 1964 intitulado “Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb”, teria sido inspirado em Teller.

Em 1991 foi premiado com o primeiro Prêmio “IgNobel” da Paz em reconhecimento pelos seus esforços de uma vida inteira para alterar o significado da paz tal como a conhecemos.

Tags: Guerra nas Estrelas, Reagan






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.08

  • Dia de São Bernardo
  • Dia do Anjo Cahethel
  • Dia do Maçom