Últimas notícias

Hoje na história

RSS
17 de janeiro de 2007.

Relógio do Apocalipse é adiantado em 2 minutos

Em 17 de janeiro de 2007 o Relógio do Apocalipse foi adiantado em 2 minutos, passando para cinco minutos para a meia-noite.

O “Doomsday Clock” (o Relógio do Apocalipse) é um relógio simbólico mantido desde 1947 pelo Conselho de Administração do “Boletim dos Cientistas Atômicos” da Universidade de Chicago.

O dispositivo utiliza uma analogia onde a raça humana está a " X minutos para a meia-noite", onde a meia-noite representa a destruição por uma guerra nuclear.

Desde sua introdução, o relógio vem aparecendo na capa de cada exemplar do Bulletin of the Atomic Scientists. A primeira representação do relógio foi produzida em 1947, quando a artista Martyl Langsdorf, esposa do físico Alexander Langsdorf Jr. (que trabalhou no Projeto Manhattan), foi convidada pelo cofundador da revista Hyman Goldsmith para desenhar uma capa para a edição de Junho.

Teste nuclear da Coreia do Norte; ambições nucleares do Irã. Novo interesse dos EUA sobre a utilidade militar de armas nucleares; a não suficiente adequação dos materiais nucleares, bem como a existência de cerca de 26 mil armas nucleares nos Estados Unidos e na Rússia, levaram com que especialistas reavaliassem o crescimento dos riscos para a civilização. Os riscos envolvem o Aquecimento Global e a perspectiva de uma aniquilação nuclear como as maiores ameaças à humanidade. Assim o Boletim dos Cientistas Atômicos (BAS) adiantou em 17 de janeiro de 2007 em dois minutos o ponteiro do Relógio do Apocalipse, significando que estavamos a cinco minutos da iminência de um Armageddon universal. Essa foi a primeira vez que o relógio foi adiantado desde fevereiro de 2002.

O número de minutos para a meia-noite, teve um atraso de um minuto em 14 de janeiro de 2010. Esse atraso deu-se em virtude de avanços na redução de armas nucleares e de poluentes atmosféricos. Foi o primeiro recuo desde 1991, quando o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (START I) foi assinado pelos Estados Unidos e a extinta União Soviética.

Já em 17 de janeiro de 2012 houve uma piora na situação mundial devido aos perigos de proliferação nuclear e mudanças climáticas e o relógio novamente avançou e voltou a marcar cinco minutos para a meia-noite.

Fonte: Wikipédia


Tags: Guerra nuclear, apocalipse, relógio






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 19.08

  • Dia de São Luis de Tolosa
  • Dia do Anjo Acaiah
  • Dia do Artista de Teatro
  • Dia do Fotógrafo e da Fotografia